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DETANICO LAIN, MARES DA LUA (LUNAR MARIA), 2018


                               não ditam uma obviedade. Cachoeira do silêncio   Essa sensação da modificação do espaço e
                               (2018) foi produzida especialmente para a parede   do tempo pode ser sentida por quem visita a
                               diagonal na entrada do local. Tendo como base   exposição, que está a todo momento trazendo
                               uma foto de uma cachoeira que a dupla visitou   a reflexão sobre essa temporalidade. E é essa a
                               em Kyoto, é trabalhada verticalmente em cima   intenção da dupla, podendo-se dizer que concluem
                               das linhas de pixels da imagem, desencadeando   esse desejo com sucesso.
                               as cores por toda a parede, explica Angela: “É   Também inédita, a obra Nuvens de São Paulo
                               uma imagem fixa que vai sendo mostrada pouco   (2018) esconde um texto de Oswald de Andrade,
                               a pouco”. Rafael conta que o som que acompanha   graficamente  transformado  em  formatos  de
                               a obra é o original da cachoeira japonesa.   nuvens ao serem desfocadas, que se deslocam
                               Outra obra que representa um lugar afetivo para   pela enorme tela na parede do mezanino. A lit-
                               os artistas e que é mostrada pela primeira vez é   eratura se faz muito presente na vida de Angela e
                               Da Luz ao Paraíso (2018), que remonta o percurso   Rafael, sendo material de muita pesquisa também:
                               entre os bairros paulistanos, respeitando o traçado   “A nossa biblioteca é uma parte muito importante
                               das ruas e o relevo do trajeto. No mesmo ambiente,   da nossa vida”, reconhece Detanico. E a linguagem,
                               é reproduzida em uma parede Ulysses (2017), trab-  seja por códigos, pixels, palavras ou imagens, per-
                               alho no qual uma figura humana definida por pala-  meia toda a exposição. Tudo se vincula também
                               vras caminha, em referência ao livro homônimo de   à origem do casal, que começou a trabalhar em
                               James Joyce. Na narrativa, a personagem principal   conjunto na área do design gráfico, especialmente
                               caminha pela cidade de Dublin durante 18 horas,   com tecnologia, no final dos anos 90.
                               redefinindo sua relação com o espaço (a cidade) e   No mezanino, os artistas explicam a vontade
                               o tempo. O texto que constrói o corpo na parede é   de trabalhar usando a arquitetura do espaço na
                               o livro de Joyce, cada passo é uma página virada.   construção da paisagem: de um lado as nuvens,


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