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DETANICO LAIN, MARES DA LUA (LUNAR MARIA), 2018
não ditam uma obviedade. Cachoeira do silêncio Essa sensação da modificação do espaço e
(2018) foi produzida especialmente para a parede do tempo pode ser sentida por quem visita a
diagonal na entrada do local. Tendo como base exposição, que está a todo momento trazendo
uma foto de uma cachoeira que a dupla visitou a reflexão sobre essa temporalidade. E é essa a
em Kyoto, é trabalhada verticalmente em cima intenção da dupla, podendo-se dizer que concluem
das linhas de pixels da imagem, desencadeando esse desejo com sucesso.
as cores por toda a parede, explica Angela: “É Também inédita, a obra Nuvens de São Paulo
uma imagem fixa que vai sendo mostrada pouco (2018) esconde um texto de Oswald de Andrade,
a pouco”. Rafael conta que o som que acompanha graficamente transformado em formatos de
a obra é o original da cachoeira japonesa. nuvens ao serem desfocadas, que se deslocam
Outra obra que representa um lugar afetivo para pela enorme tela na parede do mezanino. A lit-
os artistas e que é mostrada pela primeira vez é eratura se faz muito presente na vida de Angela e
Da Luz ao Paraíso (2018), que remonta o percurso Rafael, sendo material de muita pesquisa também:
entre os bairros paulistanos, respeitando o traçado “A nossa biblioteca é uma parte muito importante
das ruas e o relevo do trajeto. No mesmo ambiente, da nossa vida”, reconhece Detanico. E a linguagem,
é reproduzida em uma parede Ulysses (2017), trab- seja por códigos, pixels, palavras ou imagens, per-
alho no qual uma figura humana definida por pala- meia toda a exposição. Tudo se vincula também
vras caminha, em referência ao livro homônimo de à origem do casal, que começou a trabalhar em
James Joyce. Na narrativa, a personagem principal conjunto na área do design gráfico, especialmente
caminha pela cidade de Dublin durante 18 horas, com tecnologia, no final dos anos 90.
redefinindo sua relação com o espaço (a cidade) e No mezanino, os artistas explicam a vontade
o tempo. O texto que constrói o corpo na parede é de trabalhar usando a arquitetura do espaço na
o livro de Joyce, cada passo é uma página virada. construção da paisagem: de um lado as nuvens,
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