Page 37 - ARTE!Brasileiros #45
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muitas vezes quanto da minha subjetividade está
atravessada, modelada pelos fatos e pela atmostera que
envolveu minha infância, por estas ditaduras militares e
seus códigos e linguagens das quais fui testemunha em
meu próprio país e também nos outros países da região
por onde viajei e viví. Do que se tratam os arquivos da
não história da Guerra Fria na América Latina? O que
revelam deste passado e, principalmente, como isto hoje
nos questiona, como nos afeta?
Eu trabalho desde os quinze anos com os arquivos da
CIA e outros organismos de inteligência dos EUA sobre
países latinoamericanos que foram tornados públicos
EN NUESTRA PEQUEÑA REGIÓN DE POR ACÁ sobre um período que vai de 1948 até final do séculoXX.
[IN OUR LITTLE REGION AROUND HERE], 2016 Comecei trabalhando com os arquivos que foram
publicados sobre o Chile ( no que se denominou Proyecto
de Desclasificación Chile) nos anos 1999, 2000 e 2001,
quando Augusto Pinochet estava preso em Londres –
fato que propiciou uma intenção internacional favorável
Jarpa escreve em La forma simbólica del archivo: “As para tornar visíveis estes arquivos – sendo o Chile o pais
minhas razões para trabalhar com o arquivo não vêm que teve o maior volume de arquivos tornados públicos,
dos fundamentos da historiografia, tampouco vêm desclassificados.
da necessidade de comprovar e contrapor fontes de Com desclassificados quero dizer que os documentos
informação com o intuito de narrar um ponto de vista que os Estados Unidos trouxeram a luz sobre a América
que conteste o do historiador. As minhas razões para Latina, estiveram classificados sob a condição de
me aproximar e mergulhar na necessidade de arquivo secreto e esta condição, por sua vez, se subdivide em
que tenho vivido nos últimos 20 anos, vêm do encontro outras como: confidencial, não distribuir, proibida ou
do apagado com o rasurado. Vêm da não história restrita a sua circulação... Então, conceitualmente,
ou do que é mais misterioso, vêm da dimensão de desclassificação quer dizer tirá-los desta condição
SECRETO como assunto de segurança, da sua histeria restritiva e torná-los públicos”.
e da sua mudez. Minha urgência pelo arquivo se deve
a este sintoma, a esta “nuvem flutuante de mal estar” Este é parte do texto escrito por Voluspa Jarpa por
percebida através da minha infância ancorada no Cone ocasião da abertura da exposição “En nuestra pequeña
Sul da América Latina . Infância que me fez perguntar región de por acá”, no Malba, em Buenos Aires.
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