Page 37 - ARTE!Brasileiros #43
P. 37
RUBENS GERCHMAN, UM AMIGO EM TODA PARTE, 1966, COLEÇÃO PARTICULAR, SERIGRAFIA SOBRE TECIDO, 114 X 164 X 5 CM
GERALDO DE BARROS, THEY ARE KISSING (NEGATIVO), 1964. PINTURA A ÓLEO E COLAGEM SOBRE AGLOMERADO, 77 X 110 CM
década anterior (o construtivismo) e a gestação de massas, pela luta em defesa das liberdades individuais
um tipo de expressão artística mais vinculado ao pop, em todo o mundo, ao mesmo tempo em que interna-
movimento que teve origem na Inglaterra dos anos mente a violência e a repressão criavam um ambiente
1950 e que, a partir da década seguinte, se espraia em franca ebulição. Explicitar tal ambiente torna mais
pelo mundo sob a primazia americana. fácil entender o momento de transição vivido pelos
Como o visitante é relembrado numa cuidadosa linha do três artistas contemplados. Se não é evidente a apro-
tempo montada a partir de textos e imagens de época ximação entre as produções de Antonio Dias, Geraldo
que abraça a exposição, listando diversos acontecimen- de Barros e Rubens Gerchman, pensá-las inseridas no
tos importantes entre os anos 1960 e 1968, trata-se de contexto cultural mais amplo faz com que o diálogo
um momento marcado por violentas transformações entre elas se torne mais explícito e torna mais ricas
culturais, por uma influência crescente da cultura de suas leituras particulares.
37