Page 37 - ARTE!Brasileiros #43
P. 37

RUBENS GERCHMAN, UM AMIGO EM TODA PARTE, 1966, COLEÇÃO PARTICULAR, SERIGRAFIA SOBRE TECIDO, 114 X 164 X 5 CM



























                    GERALDO DE BARROS, THEY ARE KISSING (NEGATIVO), 1964. PINTURA A ÓLEO E COLAGEM SOBRE AGLOMERADO, 77 X 110 CM

                   década anterior (o construtivismo) e a gestação de   massas, pela luta em defesa das liberdades individuais
                   um tipo de expressão artística mais vinculado ao pop,   em todo o mundo, ao mesmo tempo em que interna-
                   movimento que teve origem na Inglaterra dos anos   mente a violência e a repressão criavam um ambiente
                   1950 e que, a partir da década seguinte, se espraia   em franca ebulição. Explicitar tal ambiente torna mais
                   pelo mundo sob a primazia americana.              fácil entender o momento de transição vivido pelos
                   Como o visitante é relembrado numa cuidadosa linha do   três artistas contemplados. Se não é evidente a apro-
                   tempo montada a partir de textos e imagens de época   ximação entre as produções de Antonio Dias, Geraldo
                   que abraça a exposição, listando diversos acontecimen-  de Barros e Rubens Gerchman, pensá-las inseridas no
                   tos importantes entre os anos 1960 e 1968, trata-se de   contexto cultural mais amplo faz com que o diálogo
                   um momento marcado por violentas transformações   entre elas se torne mais explícito e torna mais ricas
                   culturais, por uma influência crescente da cultura de   suas leituras particulares.


                                                                                                                    37
   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42