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WURA-NATASHA OGUNJI, GENERATORS, 2014

                   PARA ALEJANDRO CESARCO a linguagem é a                 é construir, métodos, inibições, possibilidades e
                   ferramenta natural da obra, permeada de ideias filosófi-  expectativas”, comenta Cesarco.
                   cas, literárias e fílmicas com as quais constrói e desconstrói   De alguma forma ele mantém proximidade com o
                   arranjos verbais. Convidado para a 33ª edição da Bienal de   conceitualismo dos anos de 1960 e 1970, às vezes
                   São Paulo como artista curador da mostra Aos Nossos Pais,   inverte essa estratégia: em vez de empregar formas
                   o uruguaio, que vive em Nova York, faz a curadoria de obras   linguísticas para reconfigurar a experiência visual,
                   de artistas que compartilham suas inquietudes conceituais   usa formas visuais para reconsiderar a compreen-
                   e estéticas. “A mostra propõe questionamentos acerca de   são do literário. O artista trabalha com questiona-
                   como o passado, e a história ao mesmo tempo, possibilita e   mentos estéticos, investiga a percepção do mundo
                   frustra as potencialidades e, de como ele pode ser reescrito   por meio da linguagem, e sua pesquisa chama a
                   pelo trabalho do artista, gerador de diferenças a partir de   atenção de jovens poetas contemporâneos.
                   repetições”, explica. Além de Cesarco, participam da exposição   Vivemos em um momento sincrônico de plurali-
                   artistas de três gerações, entre os quais Sturtevant, Louise   dade estética e o artista curador se vale de poéti-
                   Lawler e Cameron Rowland. “Dedicar esta exposição a uma   cas diferentes: ora literárias, ora visuais, ora sono-
                   relação primária biológica ou adotiva, literal ou metafórica   ras. Ainda não se sabe o que ele vai apresentar


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