Page 31 - ARTE!Brasileiros #42
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CARLOS GARAICOA, PARTITURA, 2017, INSTALAÇÃO - SOM, ANIMAÇÃO, PEDESTAIS, TABLETS, PAPEL, TINTA
saxofonista Andre Vida. Sua música, interpretada o curador Rodolfo Athayde, o artista coloca luz
in loco, dialogava com as imagens do vídeo no qual em fragmentos poetizados, como “fim do silêncio”
outro músico, Jemeel Moondoc, executava com ou “frustração de sonhos”.
saxofone um jazz primoroso, pendurado do lado A questão da linguagem também está presente
de fora do 18º andar de um edifício do conjunto na mostra de Sala. Segundo Foucault, o homem
habitacional, conhecido como Langer Jammer, em compôs sua própria figura nos interstícios de
inglês Long Sorrow (Sofrimento Longo). uma linguagem em fragmentos. Em Làk-kat, Sala
A linguagem sempre interessou Garaicoa, espe- filma três garotos em ambiente escuro onde um
cialmente a de espaços públicos. As superfícies adulto, em off, os faz repetir palavras em uólofe,
das calçadas de Havana nas décadas de 30 e 40 idioma original do Senegal. A princípio, os vocá-
estampavam, em frente das lojas, os nomes dos bulos se referem aos conceitos de escuridão e
estabelecimentos e alguns “dizeres”. Algumas claridade. Em seguida, descrevem tons de pele
estão registradas em fotos e, a partir delas, Garai - e maneiras variadas de se referir a estrangeiros.
coa transforma fragmentos de calçada em tapetes, Três telas mostram, simultaneamente, traduções
criando uma camada gráfica que aborda o tempo do uólofe para o português falado no Brasil, em
e a temporalidade dos espaços urbanos. Segundo Portugal e em Angola.
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