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EXPOSIÇÕES SÃO PAULO
A MÚSICA ATRAI outros campos da arte e os vídeo The Clash (2010), ao dar sopro e oxigenação
envolve pela percepção de sons escritos, sonori- na relação música/indivíduo/territorialidade. Se
dade, lugares de afeto e territórios. Mesmo reco- apropria do sucesso Should I Stay or Should I Go,
nhecendo conceitos díspares no conjunto da obra da banda punk inglesa The Clash e o espalha pela
do albanês Anri Sala e do cubano Carlos Garaicoa, cidade, com explícita dimensão política e poética.
chama a atenção ambos se apropriarem da música O texto da música se desenvolve em um campo de
como espaço simbólico de território, criado nas fortes questões e frágeis respostas, divaga entre
relações de ocupação e sentimento de pertenci- a dúvida de ficar ou partir e é executado em dife-
mento, em suas mostras em São Paulo: O Momento rentes instrumentos como realejo, caixa de música
Presente, de Anri Sala, no Instituto Moreira Sales, e e piano. No vídeo, um homem carrega uma caixa
Ser Urbano, de Carlos Garaicoa, no Espaço Cultural de música enquanto um casal empurra, com difi-
Porto Seguro. Ambos tocam poeticamente no coti - culdade, um realejo que toca lentamente a música
diano, colocam a música na pele das performances, homônima da obra. Eles caminham em direção à
às vezes mergulham em zonas de penumbra e, em Salle des Fêtes, no Grand Parc de Bordeaux, ex-
outras, emergem sob o facho de luz. Dois migran- -catedral francesa do rock punk. Sala relaciona o
tes de países comunistas. Anri Sala nasceu em território e a música a partir da memória do lugar
Tirana e escolheu Berlim para morar. Garaicoa é e, como define a curadora da exposição, Heloisa
de Havana, onde mantém um ateliê, além de outro Espada, o casal que empurra o realejo pode ter
em Madri. Cada um, a seu modo, reflete sobre o frequentado a Salle des Fêtes ou isso pode apenas
estar no mundo como observadores de questões simbolizar um fragmento de um sonho acordado.
histórico-político-culturais. No trabalho de Anri Sala, a banalização do dia a
Ser Urbano, mostra composta por sete obras, entre dia se transforma por meio de práticas libertárias
instalações, vídeos, maquetes e desenhos, tem a no espaço público, no melhor espírito da Interna-
curadoria de Rodolfo de Athayde e fecha um ciclo ao cional Situacionista, movimento surgido em 1957,
concluir a instalação Partitura (2017). Desenvolvida que defendia, entre outras coisas, uma vida lúdica
ao longo de dez anos, tem a participação de mais e de liberdade permanentes.
de 70 músicos de rua de Madri e Bilbao. O encontro A instalação principal de Momento Presente parece
deles se materializa na instalação composta por ter encontrado na música sua forma ideal de repre-
suportes para partituras. Em cada um, estão presos sentar e experimentar a transitoriedade. A grande
tablets e fones de ouvido, que reproduzem vídeos sala mantém dois telões opostos que dialogam,
desses artistas. As partituras, por sua vez, exibem tendo como fio condutor Noite Transfigurada, a
desenhos livres, criados por Garaicoa, inspirados nas última peça romântica do compositor austríaco
melodias desses músicos. Cada suporte representa Arnold Schoenberg (1874-1951), que em seguida
um deles e seus diferentes instrumentos que podem rompe com a tradição tonal e cria a técnica do dode
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ser de sopro, cordas, percussão ou metal. Tudo é cafonismo. A videoinstalação tem curta duração,
distribuído pelo espaço, como em uma orquestra com sete minutos iniciais sonorizados e os oito res
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sinfônica. No centro da instalação, ocupa o lugar do tantes focados no ensaio da orquestra de câmara,
regente um pequeno palco com três telas com ima- nos quais os gestos repetitivos dos violinistas, com
gens dos músicos atuando nos cantos das cidades, seus braços movendo-se como pistões, tomam conta
além de caixas de som. Como afirmou o geógrafo do espaço. O teto central exibe tambores de uma
Milton Santos, a arte de rua, naturalmente urbana e bateria desmontada fixados de cabeça para baixo e
pública, traz forte carga política por ocupar espaços o barulho cadenciado da repetição das notas alude
fora dos campos institucionalizados da arte e por à alienação tecnológica do período pós-fordista.
tocar as realidades sociais de perto. Em outra sala, em meio à projeção do vídeo Long
Navegando em sentido oposto, em Momento Pre- Sorrow, na primeira semana da exposição, o público
sente, Anri Sala leva o público a “flutuar” com o era surpreendido com uma performance ao vivo do
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