Page 34 - ARTE!Brasileiros #42
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ACIMA, HILMA AF KLINT,
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                                                                 ALTARPIECE, N  3, 1915
                                                                 ÓLEO E FOLHA DE METAL SOBRE
                                                                 TELA, 185 X 152 CM
                                                                 AO LADO, HILMA AF KLINT,
                                                                 THE TREE OF WISDOM, SERIES W,
                                                                 N  1, 1913 AQUARELA SOBRE
                                                                  O
                                                                 PAPEL, 59 X 44 CM.


           desde uma investigação sobre o átomo, até uma   Especialistas atribuem essa tônica menos ligada ao
           sublime representação das religiões do mundo a   espiritismo e mais anímica à aproximação de Hilma
           partir de pequenas variações compositivas a partir  com Rudolf Steiner, fundador da antroposofia.
           de uma simples estrutura circular.           Ele é o único a receber autorização para ver, em
           Esse lado místico, fundamental em sua trajetó-  1908, os trabalhos que ela vinha desenvolvendo
           ria, se deu de maneira diferenciada ao longo do   e se encanta com a série “Caos Primordial”. E a
           tempo. Das primeiras experiências mediúnicas   relação entre eles se mantém ao longo do tempo.
           com um grupo de outras quatro amigas, inti-  Nos anos 1920, após a morte da mãe, ela passa
           tulado De Fem (As Cinco) – representadas na   a visitar com frequência o Goethearum, sede do
           exposição por um conjunto amplo de desenhos   movimento antroposófico, onde se dedica a estu-
           e escrita automáticos, técnica que adquiriria   dar a teoria das cores, de Goethe, reeditada por  FOTOS ALBIN DAHLSTRÖM / MODERNA MUSEET, ESTOCOLMO, SUÉCIA/ CORTESIA DA FUNDAÇÃO HILMA AF KLINT
           status artístico apenas na década de 1920, com   Steiner. Como explica Volz, “Se tivesse mostrado
           as experiências surrealistas – até experiências   isso na sua época, muito mais machista, provavel -
           mais tardias, como a série “Da observação de   mente seria declarada um caso clínico”.
           flores e árvores”, de 1922 (uma impressionante   Tal espanto com a ousadia de sua obra, que se
           integração entre o visível, o energético e uma   quer sempre totalizante, buscando a unidade de
           ordem espiritual), há uma mudança de tônica.   campos tão potentes como a ciência, a religião e
           As vozes antes externas, atribuídas a “mestres   a arte, não é algo exclusivo do início do século XX.
           elevados” tornam-se pouco a pouco internas.   Em 1987, por ocasião da exposição de arte abstrata


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