Page 36 - ARTE!Brasileiros #42
P. 36
EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
HILMA AF KLINT NO SEU ATELIÊ, EM
HAMNGATAN 5, ESTOCOLMO, 1895
em Los Angeles na qual sua obra foi mostrada pela não-figurativas. “Não há dúvida de que ela tinha
primeira vez, um crítico chegou a tentar recoloca-la absoluta ciência de seu próprio tempo, do vigor de
novamente no espaço secundário – e invisível – ao suas imagens e do potencial destas para o futuro.
qual as mulheres eram relegadas, invertendo a seu Ela tinha muito claro o que fazia”, explica Volz,
favor o discurso em prol da igualdade, ao afirmar lembrando que mesmo depois da abertura das
que ela “nunca teria recebido esse tratamento caixas, foram necessárias mais duas décadas para
intumescido se não se tratasse de uma mulher”. que seu trabalho começasse a adquirir visibilidade.
Apesar de trabalhar de forma intermitente, deixou Apenas em 2013, é realizada uma retrospectiva
mais de 26 mil páginas manuscritas e datilogra- itinerante de sua obra, começando pelo Moderna
fas, nas quais esclarece a organização interna Museet, de Estocolmo.
de seu trabalho, procura explicar e organizar a Para a mostra de São Paulo, foram escolhidas 130 FOTO ALBIN DAHLSTRÖM / MODERNA MUSEET, ESTOCOLMO, SUÉCIA/ CORTESIA DA FUNDAÇÃO HILMA AF KLINT
infinidade de simbologias presentes em sua obra, obras, enfatizando a estrutura serial adotada pela
formadas por um entrecruzamento complexo entre artista, rara em sua época. Algumas delas nunca
formas geométricas, símbolos, letras e cores. E foram mostradas anteriormente. Segundo Volz, a
também um conjunto de 1,2 mil pinturas, dese- presença da obra de Hilma na Pinacoteca ajuda a
nhos e aquarelas. Morreu aos 82 anos, vítima de sublinhar os diálogos muito fortes entre sua obra
um atropelamento, e seu herdeiro, o sobrinho, e a arte brasileira, como um embate muito forte
respeitou seu desejo expresso em orçamento de entre a forma geométrica e orgânica, a força do
manter guardadas por mais 20 anos suas obras sincretismo religioso e a ideia de universalidade.
36
Book_ARTE42.indb 36 3/22/18 6:09 PM