Page 36 - ARTE!Brasileiros #42
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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
















































            HILMA AF KLINT NO SEU ATELIÊ, EM
             HAMNGATAN 5, ESTOCOLMO, 1895

           em Los Angeles na qual sua obra foi mostrada pela   não-figurativas. “Não há dúvida de que ela tinha
           primeira vez, um crítico chegou a tentar recoloca-la   absoluta ciência de seu próprio tempo, do vigor de
           novamente no espaço secundário – e invisível – ao   suas imagens e do potencial destas para o futuro.
           qual as mulheres eram relegadas, invertendo a seu   Ela tinha muito claro o que fazia”, explica Volz,
           favor o discurso em prol da igualdade, ao afirmar   lembrando que mesmo depois da abertura das
           que ela “nunca teria recebido esse tratamento   caixas, foram necessárias mais duas décadas para
           intumescido se não se tratasse de uma mulher”.   que seu trabalho começasse a adquirir visibilidade.
           Apesar de trabalhar de forma intermitente, deixou   Apenas em 2013, é realizada uma retrospectiva
           mais de 26 mil páginas manuscritas e datilogra-  itinerante de sua obra, começando pelo Moderna
           fas, nas quais esclarece a organização interna   Museet, de Estocolmo.
           de seu trabalho, procura explicar e organizar a   Para a mostra de São Paulo, foram escolhidas 130  FOTO ALBIN DAHLSTRÖM / MODERNA MUSEET, ESTOCOLMO, SUÉCIA/ CORTESIA DA FUNDAÇÃO HILMA AF KLINT
           infinidade de simbologias presentes em sua obra,   obras, enfatizando a estrutura serial adotada pela
           formadas por um entrecruzamento complexo entre   artista, rara em sua época. Algumas delas nunca
           formas geométricas, símbolos, letras e cores. E   foram mostradas anteriormente. Segundo Volz, a
           também um conjunto de 1,2 mil pinturas, dese-  presença da obra de Hilma na Pinacoteca ajuda a
           nhos e aquarelas. Morreu aos 82 anos, vítima de   sublinhar os diálogos muito fortes entre sua obra
           um atropelamento, e seu herdeiro, o sobrinho,   e a arte brasileira, como um embate muito forte
           respeitou seu desejo expresso em orçamento de   entre a forma geométrica e orgânica, a força do
           manter guardadas por mais 20 anos suas obras   sincretismo religioso e a ideia de universalidade.


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