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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
UMA ARTISTA ADIANTE
DE SEU TEMPO
CIÊNCIA, RELIGIÃO E ARTE INTEGRAM A COSMOGONIA DE HILMA AF KLINT,
NA SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO NA PINACOTECA DE SÃO PAULO
POR MARIA HIRSZMAN
HILMA AF KLINT é uma artista excepcional. imbuída inicialmente por uma missão de cunho
Nas várias acepções do termo. Sua obra não é espiritual, tenha antecipado de maneira tão evi-
apenas seminal, antecipando em vários anos o dente pesquisas que viriam a tona pelas mãos de
início do abstracionismo, como apresenta uma mestres consagrados como Kandinsky e Mondrian,
qualidade estética rara, aliando sutileza formal eles também interessados pelo plano metafísico.
e cromática a uma intensa espiritualidade. A isso Logo na entrada da mostra, o visitante é recebido
se soma sua história singular. Formada na Aca- por 10 pinturas gigantescas, de quase 3,5 metros
demia Real de Belas Artes da Suécia (a segunda de altura, que representam as dez idades da vida
do mundo a aceitar alunas mulheres), em 1887, humana, da infância à velhice. O conjunto tem
foi uma artista de relativo sucesso, dedicando- uma imponência e um forte poder de sedução,
-se à paisagem, ao desenho de botânica e às com suas sutilezas cromáticas e abstracionismo
ilustrações de livros, revistas e jornais. Tinha, orgânico muito particular. Foram realizadas num
ademais, um interesse profundo pela ciência e fôlego só, ao longo de 40 dias, em 1907, o que dá
pela religiosidade, o que acaba a levando pouco uma média de quatro dias para a confecção de
a pouco ao trabalho de fôlego que pode ser visto cada uma delas. O conjunto faz parte de uma ampla
atualmente na Pinacoteca do Estado. pesquisa desenvolvida por Hilma seguindo instru-
A mostra, que permanece na Pinacoteca de São ções que lhe foram dadas por entidades externas,
Paulo até meados de julho, traz pela primeira vez que lhe pedem que faça um ciclo de pinturas para
à América Latina algumas das séries mais emble- um templo. Ela é, nas palavras do curador Jochen
máticas feitas por Hilma nas primeiras décadas Volz, “das primeiras e mais monumentais obras
do século XX e que foram escondidas do público de arte abstrata do mundo ocidental”.
por quase um século – primeiro por ordem da A majestuosidade das “Dez maiores”, como são
artista, que assim o determinou em testamento, chamadas, não sombreiam os outros grupos de tra -
e, em seguida, pela dificuldade do sistema de balhos selecionados na vasta produção de Hilma.
arte de compreender e absorver sua obra. Afinal, O visitante descobre, sala a sala, como o trabalho
não deixa de ser surpreendente que uma mulher, desdobra-se em diferentes campos de pesquisa,
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Book_ARTE42.indb 32 3/22/18 6:09 PM