Page 27 - ARTE!Brasileiros #42
P. 27
CARLOS GARAICOA, QUEM TEM TELHADO DE VIDRO..., 2013, INSTALAÇÃO - CRISTAL, IMÃS, METACRILATO E MADEIRA
obrigatória tende a não ser uma resposta verdadeira. Me animam todos os rabiscos e caixas que ressoam a com-
interesso por elaborar ideias com uma densidade semân- posição em seu todo.
tica que não apenas comentem contextos locais, mas É precioso notar como o espaço e o tempo são alargados
que tratem de questões mais amplas, incluindo a própria pelo cubano tanto pelos longos períodos de produção
linguagem. Posso estar completamente equivocado ou de uma obra quanto por seus resultados plásticos em si.
no lugar certo, mas é o risco da arte”, afirma. Segundo Athayde, a metodologia de Garaicoa é bastante
Outras grandes instalações revelam aspectos singulares específica. “Ele está o tempo todo gerando ideias em um
da pesquisa do Garaicoa, como seu empenho em títulos monte de cadernos que envelhecem bem ao longo dos
expressivos e o apuro de feitura e montagem dos traba- anos, vão ganhando força e maturidade. Além disso, há
lhos. A obra Fin del Silencio (2010), a única da mostra já um aspecto de arte conceitual, com um rigor que o faz
vista por aqui, dispõe sobre um chão escuro um conjunto encarar o tutano das propostas”.
de tapeçarias confeccionadas a partir de fotografias Aos 50 anos e com uma trajetória consolidada no pano-
das calçadas de Havana. Cada tapete contém um tipo rama internacional - ele realiza em média seis exposições
de assinatura, textual ou gráfica de estabelecimentos individuais por ano em países diferentes -, Garaicoa tam-
comerciais pré-revolução, que é modificada pelo artista. bém é fundador da residência artística Artista X Artista,
Uma fotografia de La lucha, por exemplo, torna-se um onde pode mergulhar na produção dos mais jovens e
tapete La lucha es de todos. Outras peças criam palavras escapar do papel central que o mercado possui no sistema
com base na tipografia original ou guardam as caracte- de arte atual. “Historicamente, o modo de fazer arte é
rísticas do instante fotográfico - como a sombra de um dedicando tempo e hoje muitos artistas jovens pensam
transeunte e de um poste sobre a frase El pensamiento. primeiro no valor comercial de sua obra, qual galeria
Ao caminhar pela sala, o visitante é levado a um espaço falará por eles ou estão se esforçando para criar obras
público fantasioso e subversivo. Na instalação Partitura de um dia para o outro. Quando você se torna um artista
(2017), uma orquestra é elaborada a partir de gravações profi ssional, você não é mais livre”, comenta. “Tudo o que
de músicos de rua entre Bilbao e Madrid. O trabalho foi fiz com o que ganhei nestes anos foi tentar conquistar
esboçado quando Garaicoa viveu quase um ano no Rio de mais tempo para a criação”. Nesta altura da conversa, o
curador emenda: “Carlos é que nem um navio quebra-
Janeiro, em 2006. Cada pedestal da orquestra contém
FOTO KELSON SPALATO a execução de um instrumento em tablets com fones de -gelo, que vai abrindo brecha para ele e outros artistas
superarem relações simplistas do mercado e criar pen-
ouvido, acompanhados de partituras imaginárias. No
centro, o lugar do regente é substituído por telas que
samentos mais complexos”.
27
Book_ARTE42.indb 27 3/22/18 6:09 PM