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CARLOS GARAICOA, QUEM TEM TELHADO DE VIDRO..., 2013, INSTALAÇÃO - CRISTAL, IMÃS, METACRILATO E MADEIRA




                   obrigatória tende a não ser uma resposta verdadeira. Me   animam todos os rabiscos e caixas que ressoam a com-
                   interesso por elaborar ideias com uma densidade semân-  posição em seu todo.
                   tica que não apenas comentem contextos locais, mas   É precioso notar como o espaço e o tempo são alargados
                   que tratem de questões mais amplas, incluindo a própria   pelo cubano tanto pelos longos períodos de produção
                   linguagem. Posso estar completamente equivocado ou   de uma obra quanto por seus resultados plásticos em si.
                   no lugar certo, mas é o risco da arte”, afirma.    Segundo Athayde, a metodologia de Garaicoa é bastante


                   Outras grandes instalações revelam aspectos singulares   específica. “Ele está o tempo todo gerando ideias em um
                   da pesquisa do Garaicoa, como seu empenho em títulos   monte de cadernos que envelhecem bem ao longo dos
                   expressivos e o apuro de feitura e montagem dos traba-  anos, vão ganhando força e maturidade. Além disso, há
                   lhos. A obra Fin del Silencio (2010), a única da mostra já   um aspecto de arte conceitual, com um rigor que o faz
                   vista por aqui, dispõe sobre um chão escuro um conjunto   encarar o tutano das propostas”.

                   de tapeçarias confeccionadas a partir de fotografias   Aos 50 anos e com uma trajetória consolidada no pano-
                   das calçadas de Havana. Cada tapete contém um tipo   rama internacional - ele realiza em média seis exposições

                   de assinatura, textual ou gráfica de estabelecimentos   individuais por ano em países diferentes -, Garaicoa tam-
                   comerciais pré-revolução, que é modificada pelo artista.  bém é fundador da residência artística Artista X Artista,

                   Uma fotografia de La lucha, por exemplo, torna-se um   onde pode mergulhar na produção dos mais jovens e

                   tapete La lucha es de todos. Outras peças criam palavras   escapar do papel central que o mercado possui no sistema

                   com base na tipografia original ou guardam as caracte-  de arte atual. “Historicamente, o modo de fazer arte é
                   rísticas do instante fotográfico - como a sombra de um   dedicando tempo e hoje muitos artistas jovens pensam

                   transeunte e de um poste sobre a frase El pensamiento.   primeiro no valor comercial de sua obra, qual galeria
                   Ao caminhar pela sala, o visitante é levado a um espaço   falará por eles ou estão se esforçando para criar obras
                   público fantasioso e subversivo. Na instalação Partitura   de um dia para o outro. Quando você se torna um artista
                   (2017), uma orquestra é elaborada a partir de gravações  profi ssional, você não é mais livre”, comenta. “Tudo o que

                   de músicos de rua entre Bilbao e Madrid. O trabalho foi   fiz com o que ganhei nestes anos foi tentar conquistar
                   esboçado quando Garaicoa viveu quase um ano no Rio de  mais tempo para a criação”. Nesta altura da conversa, o
                                                                     curador emenda: “Carlos é que nem um navio quebra-
                   Janeiro, em 2006. Cada pedestal da orquestra contém
                FOTO KELSON SPALATO  a execução de um instrumento em tablets com fones de   -gelo, que vai abrindo brecha para ele e outros artistas
                                                                     superarem relações simplistas do mercado e criar pen-
                   ouvido, acompanhados de partituras imaginárias. No
                   centro, o lugar do regente é substituído por telas que
                                                                     samentos mais complexos”.

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