Page 72 - ARTE!Brasileiros #41
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INSTITUIÇÃO ENTREVISTA JOCHEN VOLZ
olhando para a arte desenvolvida por artistas escala enorme. Há por exemplo um conjunto de
mulheres dos anos 1960 até 1985. Um período dez grandes telas, pinturas que tem 3,50 por 2,40
claramente definido em que as artistas mulheres metros de dimensão. Na história da arte, demo-
assumiram cada vez mais um protagonismo den- rou ainda muito tempo até chegar nessa escala.
tro da reinvenção da arte. O que é muito bonito E ela desenvolveu uma prática extremamente
nessa exposição é que ela mostra claramente que, interessante, baseada numa exploração serial. É
embora muitas tenham sido ativistas solitárias, muito impressionante. Quando ela faleceu, em
elas não estiveram sozinhas. Fazem parte de um 1944, pediu em testamento que não mostrassem
grupo de pessoas, de uma pesquisa, bem maior do esse trabalho por mais vinte anos para ninguém.
que uma conquista individual de cada uma delas. Ficou trancado até os anos 1960. A família quis
doar esse trabalho todo para o Pontus Hultén, que
Uma arte fora dos paradigmas? era o diretor do Moderna Museet de Estocolmo.
Vejo que essa exposição tem um papel, por isso Ele não entendeu a história de uma mulher que
a gente está fazendo este esforço de trazê-la fazia figura abstrata antes do Kandinsky e deixou
para cá, em sua única itinerância para América passar. O material ficou meio desconhecido até
Latina. Podemos destacar três aspectos muito os anos 1980. A partir daí algumas obras come-
interessantes. Um deles é o fato de olhar para a çam a circular, mas só em 2013 ocorre a primeira
arte feita por artistas mulheres neste período; retrospectiva mais sistemática de sua obra, que
outro é o destaque dado para as mídias e formas foi feito pelo próprio Moderna Museet de Esto-
de expressão que foram inventadas por essas colmo. Tem alguns eixos na pesquisa dela, a ideia
artistas, que hoje a gente entende como parte da serialidade, das cores, da geometria, a ideia
do nosso vocabulário, mas que na verdade des- de se entender cada vez o mundo de uma forma
conhecemos a fonte. Por último, talvez esta seja mais plural e cosmológica, que permite um diálogo
uma das maiores exposições já feita sobre a arte extremamente interessante com a arte brasileira.
latino-americana. Ela não olha a arte colombiana, a Enfim, foi uma artista sobre quem sempre fiquei
arte brasileira, a arte chilena, enfim. Ela realmente curioso e agora abriu-se essa possibilidade de
conta uma história de uma geração, dentro de um trazê-la, com uma nova exposição, curada por nós.
continente, um conjunto cultural, de uma forma
extremamente ampla, algo que raramente se vê. Foi idealizada para a Pinacoteca?
É. Uma curadoria minha junto com diretor do
Você destacaria mais alguma exposição da programação? Moderna Museet de Estocolmo e em colaboração
Acho que o outro destaque será a próxima grande com a Fundação Hilma af Klint. A gente fez uma
exposição, que abre depois do Di Cavalcanti: uma nova curadoria para cá que busca esse diálogo
retrospectiva de Hilma af Klint, uma sueca, que se com a história da arte brasileira. Apresenta por
formou nos anos oitenta do século XIX, momento um lado a pesquisa da Hilma para um publico
em que muitas coisas não são visíveis se tornaram brasileiro e latino-americano pela primeira vez,
visíveis, como o raio x, o radio, etc. Ela começou a mas também é uma tentativa de trazer um outro
se comunicar com energias, criou técnicas de dese- olhar para o trabalho dela onde talvez o diálogo
nho automático, para explorar esse campo não com a arte brasileira possa acrescentar alguma
explorado ainda de uma forma muito inovadora. coisa além da leitura dela própria.
E, no início do século XX, começou a desenvolver
uma arte “abstrata” extremamente revolucionária. Uma coisa alimenta a outra?
A história da arte não é só linear. E a arte brasileira
Precoce não? pode abrir caminhos para entender o trabalho de
Super precoce. Antes de todo mundo. Foi uma das uma Hilma embora ela não tenha diálogo biográ-
pioneiras. E mais surpreendente, trabalhou numa fico nenhum com a América Latina ou o Brasil.
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Book_ARTE41.indb 72 11/29/2017 4:53:08 AM