Page 68 - ARTE!Brasileiros #41
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INSTITUIÇÃO ENTREVISTA JOCHEN VOLZ






             UM RESPEITÁVEL CURRÍCULO


             EM DEFESA DA DIVERSIDADE





             DIRETOR DA PINACOTECA DESDE MAIO, JOCHEN VOLZ FALA SOBRE OS PLANOS PARA O MUSEU,
             SUA EXPERIÊNCIA À FRENTE DE OUTRAS IMPORTANTES INSTITUIÇÕES CULTURAIS NO BRASIL E NO EXTERIOR
             E COMENTA SOBRE O SISTEMÁTICO ATAQUE CONSERVADOR CONTRA AS EXPOSIÇÕES DE ARTE NO PAÍS


             POR MARIA HIRZMAN




             DIRETOR DA PINACOTECA desde maio, Jochen    uma vida independente. Tentar organizar isso de
             Volz fala sobre os planos para o museu, sua expe-  uma forma que todos entendam que a soma de
             riência à frente de outras importantes instituições   tudo isso é a vida da instituição. Eu achava muito
             culturais no Brasil e no exterior e comenta sobre   importante falar de todas as áreas num único
             o sistemático ataque conservador contra as expo-  documento, que chegasse ao nosso publico.
             sições de arte no País.
                                                         Na Pinacoteca há uma ambiguidade, talvez até uma con-
             ARTE!Brasileiros – Quais são seus planos para a Pinacoteca?   tradição, porque ao mesmo tempo em que ela é histórica,
             JOCHEN VOLZ - Uma instituição é muito mais do que   tem esse grande acervo, ela cada vez mais vem se tornando
             uma programação de exposições. Tem politicas de   contemporânea. Como você lida com esses dois lados?
             acervo, de manejo de obras, de recursos humanos,   Acho muito interessante pensar que ela tem um
             envolve muitas equipes, é uma grande formadora   perfil muito claro. Mas pensando um pouco no his-
             de profissionais, tem uma programação educativa,   tórico da Pinacoteca, é possível notar que mesmo
             uma programação cultural. São perfis diferentes.   quando foi criada ela já serviu para ensinar os
             Acho que o primeiro tempo de uma chegada como   jovens artistas. Era um equipamento de ensino.
             gestor é esse momento de escuta. Foi um desejo   Então na verdade ela sempre foi muito ligada à
             meu pensar, nesses primeiros meses, as várias   arte contemporânea da sua época. Ela também
             ações acontecendo em dois prédios. Ainda temos o   tem essa função de contar uma história da arte
             Memorial da Resistência, que é um equipamento do   brasileira, mas ela nunca se entendeu só como
             Estado administrado pela mesma OS(Organização   um museu de arte brasileira. Quer ser um museu
             Social), uma instituição parceira, vizinha, dentro   de diálogos internacionais.
             do mesmo prédio.
                                                         Muito se falou quando você foi convidado que o grande
             Colocar todo mundo no mesmo pé?             interesse era exatamente abrir esse canal com a arte
             Sim. Ou pelo menos todo mundo consciente que a   internacional. Você acha que a arte brasileira está mais
             Pinacoteca é só uma dessas tantas ações. Ela não   integrada?
             é uma ação só educativa, só manejo de acervo,   A colaboração que eu pude dar nos últimos anos
             só programa de exposições, ou a programação   foi criar diálogos entre artistas brasileiros e outros
             cultural. A Pinacoteca é a soma de tudo isso. Foi   de fora do país, em ambas as direções. Isso vem
             um exercício coletivo, uma tentativa de entender   acontecendo naturalmente, mas historicamente
             quais são os programas perenes, especiais, quais   alguma coisa mudou. Essa coisa de caixinha de
             estão vinculados a uma exposição e quais tem   arte brasileira é muito menos marcante. Desde


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