Page 68 - ARTE!Brasileiros #41
P. 68
INSTITUIÇÃO ENTREVISTA JOCHEN VOLZ
UM RESPEITÁVEL CURRÍCULO
EM DEFESA DA DIVERSIDADE
DIRETOR DA PINACOTECA DESDE MAIO, JOCHEN VOLZ FALA SOBRE OS PLANOS PARA O MUSEU,
SUA EXPERIÊNCIA À FRENTE DE OUTRAS IMPORTANTES INSTITUIÇÕES CULTURAIS NO BRASIL E NO EXTERIOR
E COMENTA SOBRE O SISTEMÁTICO ATAQUE CONSERVADOR CONTRA AS EXPOSIÇÕES DE ARTE NO PAÍS
POR MARIA HIRZMAN
DIRETOR DA PINACOTECA desde maio, Jochen uma vida independente. Tentar organizar isso de
Volz fala sobre os planos para o museu, sua expe- uma forma que todos entendam que a soma de
riência à frente de outras importantes instituições tudo isso é a vida da instituição. Eu achava muito
culturais no Brasil e no exterior e comenta sobre importante falar de todas as áreas num único
o sistemático ataque conservador contra as expo- documento, que chegasse ao nosso publico.
sições de arte no País.
Na Pinacoteca há uma ambiguidade, talvez até uma con-
ARTE!Brasileiros – Quais são seus planos para a Pinacoteca? tradição, porque ao mesmo tempo em que ela é histórica,
JOCHEN VOLZ - Uma instituição é muito mais do que tem esse grande acervo, ela cada vez mais vem se tornando
uma programação de exposições. Tem politicas de contemporânea. Como você lida com esses dois lados?
acervo, de manejo de obras, de recursos humanos, Acho muito interessante pensar que ela tem um
envolve muitas equipes, é uma grande formadora perfil muito claro. Mas pensando um pouco no his-
de profissionais, tem uma programação educativa, tórico da Pinacoteca, é possível notar que mesmo
uma programação cultural. São perfis diferentes. quando foi criada ela já serviu para ensinar os
Acho que o primeiro tempo de uma chegada como jovens artistas. Era um equipamento de ensino.
gestor é esse momento de escuta. Foi um desejo Então na verdade ela sempre foi muito ligada à
meu pensar, nesses primeiros meses, as várias arte contemporânea da sua época. Ela também
ações acontecendo em dois prédios. Ainda temos o tem essa função de contar uma história da arte
Memorial da Resistência, que é um equipamento do brasileira, mas ela nunca se entendeu só como
Estado administrado pela mesma OS(Organização um museu de arte brasileira. Quer ser um museu
Social), uma instituição parceira, vizinha, dentro de diálogos internacionais.
do mesmo prédio.
Muito se falou quando você foi convidado que o grande
Colocar todo mundo no mesmo pé? interesse era exatamente abrir esse canal com a arte
Sim. Ou pelo menos todo mundo consciente que a internacional. Você acha que a arte brasileira está mais
Pinacoteca é só uma dessas tantas ações. Ela não integrada?
é uma ação só educativa, só manejo de acervo, A colaboração que eu pude dar nos últimos anos
só programa de exposições, ou a programação foi criar diálogos entre artistas brasileiros e outros
cultural. A Pinacoteca é a soma de tudo isso. Foi de fora do país, em ambas as direções. Isso vem
um exercício coletivo, uma tentativa de entender acontecendo naturalmente, mas historicamente
quais são os programas perenes, especiais, quais alguma coisa mudou. Essa coisa de caixinha de
estão vinculados a uma exposição e quais tem arte brasileira é muito menos marcante. Desde
68
Book_ARTE41.indb 68 11/29/2017 4:53:06 AM