Page 65 - ARTE!Brasileiros #41
P. 65

S/TÍTULO (DEUSA KALI)                                    S/TÍTULO (AMOR ETERNO)

                     individual no CCBB do Rio de Janeiro e foram  do Adeus”, exibida na VI Bienal de Havana. A homenagem con-
                     reunidas em uma publicação da editora Cosac  siste na mesma quantidade de casais de pratos de porcelana de
                     Naify, ocasiões que firmaram o papel de desta-  diferentes origens culturais carimbados com o nome da série.
                     que de Rennó no panorama da fotografia bra-  É que as imagens representam aquilo que a artista nomeia
                     sileira. Em “Bodas de Prata”, a artista grava  de “ritual fotográfico”: ao fim da cerimônia, casais cubanos
                     em pequenas placas comemorativas deste  posam dentro de carros de modelo americano da década de
                     material as seis histórias que foram o pontapé  1950, símbolo do imperialismo ianque para a ilha comunista.
                     do arquivo. A primeira gira em torno de uma  “Este arquivo veio de uma única fotógrafa de Havana que
                     camponesa que deseja reaver sua metade do  meu deu os negativos deteriorados em 1994. Quando voltei
                     retrato de casamento ao se separar.      em 1997, ela já tinha ido embora, foi um pouco profético. O
                     No conjunto inédito “Bodas de Porcelana”,  nome [da obra] diz a respeito àquele momento em que Cuba
                     Rennó celebra 20 anos da série “Cerimônia  passava”, relembra.


                                                                                                                     65



         Book_ARTE41.indb   65                                                                               11/29/2017   4:52:54 AM
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70