Page 69 - ARTE!Brasileiros #41
P. 69
os anos 1990, com mais naturalidade, artistas
brasileiros circulam em diálogo com artistas do
mundo inteiro. A própria evolução da Bienal de
São Paulo contribui para isso. Desde 2006 nin-
guém mais vem com o rótulo de ser artista inglês,
holandês, ou sul-africano, mas sim porque está
em sintonia com uma questão posta. Para mim o
interesse é pensar um pouco como criar diálogos
mais estratégicos. Trazer pura e simplesmente um
nome famoso da arte internacional para o Brasil
me parece insuficiente. É interessante pensar
quais diálogos podem ser criados que realmente
mostram o que fazemos aqui de forma diferente,
que modifiquem nosso pensar, ou nosso olhar,
nosso entendimento, nossa visão do todo. Acho
que isso é um desejo de operar muito estratégico.
Já li que no início de seu trabalho na Portikus, em Frankfurt,
você se via mais como um realizador de exposições do que
como um curador.
Organização de exposições: é o que respondo
quando me perguntam o que faço. Nunca me senti
como autor de um projeto. Até na Bienal de São JOCHEN VOLZ NO EVENTO NA PINACOTECA DE SÃO PAULO
Paulo, por exemplo, que é obviamente um projeto
mais autoral, para mim foi muito importante que
isso tenha sido um projeto coletivo, tanto com
outros curadores como em diálogo com todos
os artistas, muitos deles que nem participaram
da mostra e que talvez nem saibam como foram
importantes também na formação do projeto. E
não só artistas, mas acadêmicos, lideranças, várias
outras figuras. Eu entendo que somos formados
por todos os encontros que temos.
Você já dirigiu, no Brasil, instituições de grande importância.
Inhotim, Bienal e Pinacoteca compõem um bom trio. Cada
A COLABORAÇÃO QUE EU
uma dessas instituições tem suas especificidades. Você ‘‘
parece prestar atenção no que cada uma delas pode render. PUDE DAR NOS ÚLTIMOS ANOS
Em cada uma eu estava num momento muito FOI CRIAR DIÁLOGOS ENTRE
específico. Quando fui chamado para colaborar ARTISTAS BRASILEIROS E
com Inhotim, a instituição refletia sobre a pos- OUTROS DE FORA DO PAÍS, EM
sibilidade de criar seu próprio perfil, a partir do
contexto em que está inserida, em Brumadinho, AMBAS AS DIREÇÕES. ISSO VEM
sem outros museus em torno. Foi um processo ACONTECENDO NATURALMENTE,
’’ 69
de aprendizado em conjunto. Mas também isso MAS HISTORICAMENTE
foi 13 anos atrás, estava num outro momento. ALGUMA COISA MUDOU
Book_ARTE41.indb 69 11/29/2017 4:53:08 AM