Page 69 - ARTE!Brasileiros #41
P. 69

os anos 1990, com mais naturalidade, artistas
                               brasileiros circulam em diálogo com artistas do
                               mundo inteiro. A própria evolução da Bienal de
                               São Paulo contribui para isso. Desde 2006 nin-
                               guém mais vem com o rótulo de ser artista inglês,
                               holandês, ou sul-africano, mas sim porque está
                               em sintonia com uma questão posta. Para mim o
                               interesse é pensar um pouco como criar diálogos
                               mais estratégicos. Trazer pura e simplesmente um
                               nome famoso da arte internacional para o Brasil
                               me parece insuficiente. É interessante pensar
                               quais diálogos podem ser criados que realmente
                               mostram o que fazemos aqui de forma diferente,
                               que modifiquem nosso pensar, ou nosso olhar,
                               nosso entendimento, nossa visão do todo. Acho
                               que isso é um desejo de operar muito estratégico.

                               Já li que no início de seu trabalho na Portikus, em Frankfurt,
                               você se via mais como um realizador de exposições do que
                               como um curador.
                               Organização de exposições: é o que respondo
                               quando me perguntam o que faço. Nunca me senti
                               como autor de um projeto. Até na Bienal de São   JOCHEN VOLZ NO EVENTO NA PINACOTECA DE SÃO PAULO
                               Paulo, por exemplo, que é obviamente um projeto
                               mais autoral, para mim foi muito importante que
                               isso tenha sido um projeto coletivo, tanto com
                               outros curadores como em diálogo com todos
                               os artistas, muitos deles que nem participaram
                               da mostra e que talvez nem saibam como foram
                               importantes também na formação do projeto. E
                               não só artistas, mas acadêmicos, lideranças, várias
                               outras figuras. Eu entendo que somos formados
                               por todos os encontros que temos.


                               Você já dirigiu, no Brasil, instituições de grande importância.
                               Inhotim, Bienal e Pinacoteca compõem um bom trio. Cada
                                                                                    A COLABORAÇÃO QUE EU
                               uma dessas instituições tem suas especificidades. Você   ‘‘
                               parece prestar atenção no que cada uma delas pode render.   PUDE DAR NOS ÚLTIMOS ANOS
                               Em cada uma eu estava num momento muito              FOI CRIAR DIÁLOGOS ENTRE
                               específico. Quando fui chamado para colaborar        ARTISTAS BRASILEIROS E
                               com Inhotim, a instituição refletia sobre a pos-     OUTROS DE FORA DO PAÍS, EM
                               sibilidade de criar seu próprio perfil, a partir do
                               contexto em que está inserida, em Brumadinho,        AMBAS AS DIREÇÕES. ISSO VEM
                               sem outros museus em torno. Foi um processo          ACONTECENDO NATURALMENTE,
                                                                                                  ’’                 69
                               de aprendizado em conjunto. Mas também isso          MAS HISTORICAMENTE
                               foi 13 anos atrás, estava num outro momento.         ALGUMA COISA MUDOU







         Book_ARTE41.indb   69                                                                               11/29/2017   4:53:08 AM
   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74