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INSTITUIÇÃO ENTREVISTA JOCHEN VOLZ








             Tinha relacionamento com artistas, mas pouca   Você fala muito da importância da troca com os artistas.
             experiência com gestão de instituições e a gente   Além do casamento e da proximidade com o trabalho da
             foi aprendendo junto. A Bienal de São Paulo é   Rivane Neuenschwander, o contato com a obra de Cildo
             totalmente outros quinhentos. Era uma situa-  Meireles foi fundamental em sua trajetória, não?
             ção extremamente privilegiada, para a qual fui   A primeira exposição com um artista brasileiro
             convidado não como gestor, mas como curador.   que organizei foi com a Rivane. Quando a convida-
             Trata-se de uma instituição consolidada, com   mos para fazer um projeto em Frankfurt em 2001
             uma equipe consolidada e muito bem gerida,   ela disse:  “Curioso, estão me convidando e não
             que reage a uma proposta curatorial e ajuda que   convidam o Cildo. Está faltando esse olhar para
             isso se torne realidade. Foi um privilégio enorme   uma geração que nos ensinou muito”. A partir
             fazer isso. Agora para mim a Pinacoteca é um   disso eu comecei a pesquisar mais o trabalho do
             outro momento. É uma das instituições de arte   Cildo e me aproximar dele. Fiz um convite a ele
             com uma das histórias mais longas no pais. Tem   para um projeto em Frankfurt já em 2002, que
             muita tradição, muita experiência e corpo técnico   se realizou em 2004. No segundo semestre de
             incrível. É um convite para ajudar a partir da   2004 trabalhamos junto em Inhotim e desde então
             minha experiência de trabalho com instituições   vários projetos foram feitos. Nesse sentido ele foi
             de fora e brasileiras. Ajudar a pensar como uma   muito importante como uma das figuras com que
             instituição desse peso pode continuar crescendo.   até hoje tive mais diálogo, um diálogo contínuo.
             Porque um museu só é ativo enquanto coleciona.
                                                         E tem na obra dele talvez essa relação entre conceito e
             Você tem uma experiência, uma vida, uma família, uma   um cuidado com a forma, uma delicadeza, um afeto, com
             vivência brasileira. Não é exatamente um curador estran-  o próprio fazer, que você parece buscar na arte brasileira?
             geiro. Como é ter essa dupla nacionalidade?  É, eu já falei isso. Eu vejo muito entre esses dois
             Minha carreira profissional aconteceu muito mais   polos dois artistas históricos com que trabalhei
             no Brasil do que fora. Eu devo a arte brasileira   intensamente, que foram Tunga e Cildo. Uma
             muito mais, de uma certa forma, do que à cultura   característica que me fascina na arte brasileira,
             alemã ou europeia. Por outro lado, nesses anos   que a diferencia de outras, é essa convergência
             em Inhotim percebi que vinha assumindo cada   entre discussão formal e discussão conceitual.
             vez mais um papel daquele curador que conhece   A poética e política sempre é integrada. Não se
             o Brasil, mas tem um olhar de fora. O que pode   separa. É diferente de uma arte inglesa, que talvez
             ser uma perspectiva interessante, mas as vezes é   tenha uma reflexão sobre modos de fazer, uma
             muito delicado também. Em 2012, quando aceitei   coisa mais dura. Ou de uma escola mais alemã
             o convite de trabalhar na Serpentine em Londres   onde ou domina o conceitual ou o formal; são
             foi um pouco uma reação a isso.             pontos diametralmente opostos mas podem estar
             Esse perfil de estrangeiro que trabalha no Brasil   juntos. É uma coisa que os pesquisadores em geral
             principalmente com artistas ou com arte brasileira,   estão muito interessados, a arte brasileira ensina.
             ou trabalha fora com artistas brasileiros, não me
             parecia suficiente. Acompanhei um monte de expo-  Talvez a gente esteja até vendo um refluir disso? Em função
             sições durante esses três anos e meio que fiquei   desse retrocesso reacionário, de um embate mais intenso
             lá. Aumentar o vocabulário foi muito importante.   em torno de questões importantes. As coisas parecem
             Além disso, hoje há mais pessoas com pesquisa   estar ficando mais duras?
             similar, outros curadores, outros organizadores   Acredito muito no poder da arte, estou convencido
             de exposições que hoje moram e trabalham no   de que a arte sempre sobrevive. Obviamente em
             Brasil e que também são estrangeiros. A situação   momentos favoráveis ela assume outras formas,
             de 2004 para cá mudou muito.                mas ela também nasce a partir da resistência.


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