Page 70 - ARTE!Brasileiros #41
P. 70
INSTITUIÇÃO ENTREVISTA JOCHEN VOLZ
Tinha relacionamento com artistas, mas pouca Você fala muito da importância da troca com os artistas.
experiência com gestão de instituições e a gente Além do casamento e da proximidade com o trabalho da
foi aprendendo junto. A Bienal de São Paulo é Rivane Neuenschwander, o contato com a obra de Cildo
totalmente outros quinhentos. Era uma situa- Meireles foi fundamental em sua trajetória, não?
ção extremamente privilegiada, para a qual fui A primeira exposição com um artista brasileiro
convidado não como gestor, mas como curador. que organizei foi com a Rivane. Quando a convida-
Trata-se de uma instituição consolidada, com mos para fazer um projeto em Frankfurt em 2001
uma equipe consolidada e muito bem gerida, ela disse: “Curioso, estão me convidando e não
que reage a uma proposta curatorial e ajuda que convidam o Cildo. Está faltando esse olhar para
isso se torne realidade. Foi um privilégio enorme uma geração que nos ensinou muito”. A partir
fazer isso. Agora para mim a Pinacoteca é um disso eu comecei a pesquisar mais o trabalho do
outro momento. É uma das instituições de arte Cildo e me aproximar dele. Fiz um convite a ele
com uma das histórias mais longas no pais. Tem para um projeto em Frankfurt já em 2002, que
muita tradição, muita experiência e corpo técnico se realizou em 2004. No segundo semestre de
incrível. É um convite para ajudar a partir da 2004 trabalhamos junto em Inhotim e desde então
minha experiência de trabalho com instituições vários projetos foram feitos. Nesse sentido ele foi
de fora e brasileiras. Ajudar a pensar como uma muito importante como uma das figuras com que
instituição desse peso pode continuar crescendo. até hoje tive mais diálogo, um diálogo contínuo.
Porque um museu só é ativo enquanto coleciona.
E tem na obra dele talvez essa relação entre conceito e
Você tem uma experiência, uma vida, uma família, uma um cuidado com a forma, uma delicadeza, um afeto, com
vivência brasileira. Não é exatamente um curador estran- o próprio fazer, que você parece buscar na arte brasileira?
geiro. Como é ter essa dupla nacionalidade? É, eu já falei isso. Eu vejo muito entre esses dois
Minha carreira profissional aconteceu muito mais polos dois artistas históricos com que trabalhei
no Brasil do que fora. Eu devo a arte brasileira intensamente, que foram Tunga e Cildo. Uma
muito mais, de uma certa forma, do que à cultura característica que me fascina na arte brasileira,
alemã ou europeia. Por outro lado, nesses anos que a diferencia de outras, é essa convergência
em Inhotim percebi que vinha assumindo cada entre discussão formal e discussão conceitual.
vez mais um papel daquele curador que conhece A poética e política sempre é integrada. Não se
o Brasil, mas tem um olhar de fora. O que pode separa. É diferente de uma arte inglesa, que talvez
ser uma perspectiva interessante, mas as vezes é tenha uma reflexão sobre modos de fazer, uma
muito delicado também. Em 2012, quando aceitei coisa mais dura. Ou de uma escola mais alemã
o convite de trabalhar na Serpentine em Londres onde ou domina o conceitual ou o formal; são
foi um pouco uma reação a isso. pontos diametralmente opostos mas podem estar
Esse perfil de estrangeiro que trabalha no Brasil juntos. É uma coisa que os pesquisadores em geral
principalmente com artistas ou com arte brasileira, estão muito interessados, a arte brasileira ensina.
ou trabalha fora com artistas brasileiros, não me
parecia suficiente. Acompanhei um monte de expo- Talvez a gente esteja até vendo um refluir disso? Em função
sições durante esses três anos e meio que fiquei desse retrocesso reacionário, de um embate mais intenso
lá. Aumentar o vocabulário foi muito importante. em torno de questões importantes. As coisas parecem
Além disso, hoje há mais pessoas com pesquisa estar ficando mais duras?
similar, outros curadores, outros organizadores Acredito muito no poder da arte, estou convencido
de exposições que hoje moram e trabalham no de que a arte sempre sobrevive. Obviamente em
Brasil e que também são estrangeiros. A situação momentos favoráveis ela assume outras formas,
de 2004 para cá mudou muito. mas ela também nasce a partir da resistência.
70
Book_ARTE41.indb 70 11/29/2017 4:53:08 AM