Page 93 - ARTE!Brasileiros #40
P. 93
ACIMA, UM SAGRADO LUGAR DE
ERNESTO NETO. À DIREITA, BRESIL
(GUARANI) DE ABDOULAYE KONATE.
Se há um eixo a ser notado na seleção de Macel, é o que trata globalizada do circuito da arte dançando ao lado dos Huni
de obras, com pouquíssimas exceções, que evitam qualquer Kuin, como se estivessem no Carnaval. Contudo, isso não
sofisticação tecnológica e são constituídas por uma fatura desautoriza a relação constante que Neto vem desenvol-
manual, como na produção de Lai. Em certo sentido, com vendo com os índios, e como seu trabalho vem crescendo
o excesso de conectividade do mundo contemporâneo e com essa parceria, especialmente em um momento que,
dependência absoluta das telas digitais, isso até representa no Brasil, se tornou política governamental o genocídio
um certo alívio, uma espécie de fuga para o essencial. das populações indígenas.
Nesse contexto, a instalação de Ernesto Neto se sobressai. Esse caráter quase artesanal da mostra é visto também
Primeiro pela magnitude que suas obras vêm assumindo nas obras da mexicana Cynthia Gutierrez, nos desenhos
FOTOS: FRANCESCO GALLI | ANDREA AVEZZÙ que acabam vinculando ao seu trabalho um caráter político, Hicks, com seus grandes novelos de lã, a obra mais foto-
enlouquecidos e deslumbrantes do tcheco Lubos Plny,
nos últimos anos, mas especialmente pelas relações que
uma das revelações da Bienal, na produção de Sheila
o artista vem desenvolvendo com os Huni Kuin, do Acre, e
em defesa da dignidade dos povos indígenas.
grafada desta edição, e em Abdoulaye Konaté, com seu
A instalação de Neto chegou a ser muito criticada em
painel Guarani, criado para o Festival Sesc_Videobrasil, em
2015. São alguns exemplos entre muitos possíveis de um
jornais estrangeiros por apresentar uma faceta exótica do
Brasil, como se a performance com os índios na abertura da
procedimento que de fato se repete ao longo da mostra.
exposição fosse semelhante aos índios expostos em jaulas
No entanto, a impressão final é que Macel olhou muito
no século XIX. De fato, foi um tanto chocante ver a elite
para trás, mas não deu conta de falar do agora. Com tantas
93
Book_ARTE 40_Bilingue.indb 93 9/21/2017 3:57:58 PM