Page 94 - ARTE!Brasileiros #40
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INSTALAÇÃO CHÃO DE CAÇA, DE CINTHIA MARCELLE, NO PAVILHÃO BRASILEIRO. COM A
CURADORIA DE JOCHEN VOLZ, O PAVILHÃO RECEBEU A MENÇÃO HONROSA DA BIENAL
tensões explodindo e crescendo por toda parte, evitar as Contudo, impacto mesmo consegue Cinthia Marcelle que, no
crises atuais soa descabido. pavilhão brasileiro, faz uma crítica contundente da situação
do País. O acerto da escolha de apenas um artista para
PAVILHÕES NACIONAIS ocupar o espaço merece crédito a Jochen Volz. O curador
RETRATAM PRESENTE OBSCURO se contrapôs às edições recentes que reuniram artistas e
Se a mostra central evita os conflitos, os Pavilhões Nacionais obras um tanto díspares.
trazem um retrato mais sombrio do mundo atual, a começar Sozinha, Marcelle pode não só ocupar o espaço, como
pelo norte-americano, a cargo de Mark Bradford. Tomor- transformá-lo de maneira impressionante, ao mesmo tempo
row is another Day, o título de sua participação na mostra, que simples. No chão, ela instalou grades, mimetizando
apresenta um pavilhão sombrio, onde a parte exterior do as que existem no jardim da Bienal, mas alterando o nível,
edifício parece em ruínas e a primeira sala do circuito tem fazendo com que haja uma certa situação de irregularidade.
o teto praticamente no chão, uma alusão clara ao declínio Pedras estão encaixadas nessas grades, criando uma visão
dos EUA na era Trump. minimalista e de aparente estabilidade, mas que escondem
Também o pavilhão da Inglaterra, a cargo de Phyllida Bar- ovos negros em uma lata, os ovos de uma serpente que sai
low, ganha uma atmosfera surreal, que mescla abandono e das profundezas do pavilhão brasileiro e prevê obscuridade
decadência, na arquitetura destruída do prédio, com bolas em alta intensidade. No vídeo realizado com Tiago Mata
de concreto coloridas, uma espécie de delírio enlouquecido Machado, vê-se ainda uma situação de presidiários em
em tempos de Brexit. motim. O caos é aqui e agora.
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Book_ARTE 40_Bilingue.indb 94 9/21/2017 3:58:04 PM