Page 94 - ARTE!Brasileiros #40
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INSTALAÇÃO CHÃO DE CAÇA, DE CINTHIA MARCELLE, NO PAVILHÃO BRASILEIRO. COM A
             CURADORIA DE JOCHEN VOLZ,  O PAVILHÃO RECEBEU A MENÇÃO HONROSA DA BIENAL










             tensões explodindo e crescendo por toda parte, evitar as   Contudo, impacto mesmo consegue Cinthia Marcelle que, no
             crises atuais soa descabido.                pavilhão brasileiro, faz uma crítica contundente da situação
                                                         do País. O acerto da escolha de apenas um artista para
             PAVILHÕES NACIONAIS                         ocupar o espaço merece crédito a Jochen Volz. O curador
             RETRATAM PRESENTE OBSCURO                   se contrapôs às edições recentes que reuniram artistas e
             Se a mostra central evita os conflitos, os Pavilhões Nacionais   obras um tanto díspares.
             trazem um retrato mais sombrio do mundo atual, a começar   Sozinha, Marcelle pode não só ocupar o espaço, como
             pelo norte-americano, a cargo de Mark Bradford. Tomor-  transformá-lo de maneira impressionante, ao mesmo tempo
             row is another Day, o título de sua participação na mostra,   que simples. No chão, ela instalou grades, mimetizando
             apresenta um pavilhão sombrio, onde a parte exterior do   as que existem no jardim da Bienal, mas alterando o nível,
             edifício parece em ruínas e a primeira sala do circuito tem   fazendo com que haja uma certa situação de irregularidade.
             o teto praticamente no chão, uma alusão clara ao declínio   Pedras estão encaixadas nessas grades, criando uma visão
             dos EUA na era Trump.                       minimalista e de aparente estabilidade, mas que escondem
             Também o pavilhão da Inglaterra, a cargo de Phyllida Bar-  ovos negros em uma lata, os ovos de uma serpente que sai
             low, ganha uma atmosfera surreal, que mescla abandono e   das profundezas do pavilhão brasileiro e prevê obscuridade
             decadência, na arquitetura destruída do prédio, com bolas   em alta intensidade. No vídeo realizado com Tiago Mata
             de concreto coloridas, uma espécie de delírio enlouquecido   Machado, vê-se ainda uma situação de presidiários em
             em tempos de Brexit.                        motim. O caos é aqui e agora.


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