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CRÍTICA BIENAL DE VENEZA
ALÉM DA ESCALA DE PAISAGEM CROMÁTICA, (2016-2017), SHEILA HICKS. MEIOS MISTOS, 600 X 1600 X 400 CM
Por outro lado, é muito recorrente a apresentação de Pavilhão Central e outros nove no Arsenale. Cada capítulo
artistas com trabalhos significativos dos anos 1960 e 1970, ou pavilhão, o nome que acaba se contrapondo aos tradi-
quando tinha início a performance. Várias obras da mostra cionais pavilhões nacionais da mostra, é visto em um tema
estão conectadas com esse momento. É o caso da italiana amplo e genérico, que vai desde questões específicas da
Maria Lai (1919 – 2013), do húngaro Tibor Hajas, do holandês arte, como o Pavilhão das Cores e o Pavilhão dos Artistas
Ader, e do brasileiro Bruscky, entre tantos outros. Contudo, e Livros, passando por outros de temática social, como o
são artistas com produções que carregam o sentimento de Pavilhão do Comum e o da Terra, até temas esotéricos,
déjà vu, apesar da originalidade de cada um em seu lugar. como dos Xamãs, e do Tempo e do Infinito.
A performance na qual Bruscky espalhou diversas caixas de O Pavilhão do Comum, por exemplo, reúne artistas como
madeira à frente do Pavilhão Central, por exemplo, é uma a italiana Maria Lai, figura até o momento bastante à
obra com marca de datada, já que a referência à arte postal, margem do sistema de arte, mas resgatada em 2017 em
com a ironia do que significa o transporte de uma obra de duas grandes mostras, já que além de Veneza, ela parti-
arte, perde um tanto o sentido com a falta de importância cipa da Documenta de Kassel e Atenas. Na Bienal, Lai é
do correio na sociedade atual. vista de forma ampla, em obras de vários períodos de sua
Aliás, Viva Arte Viva dá mesmo a impressão de que pior carreira, das intervenções performáticas em sua cidade
que cair nas radicalizações polarizadas que o mundo vive natal, Ulassai, nos anos 1970, à esplêndida série Lenzuolo,
hoje é buscar agradar a todos com um consenso inclusivo. de 1991, composta por textos costurados em tecidos, um
A exposição se divide em nove capítulos, dois deles no trabalho manual impressionante.
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Book_ARTE 40_Bilingue.indb 92 9/21/2017 3:57:48 PM