Page 88 - ARTE!Brasileiros #40
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LIVROS FOTOGRAFIA





























                                                                           MARCOS CHAVES
                                                                           (Rio de Janeiro, 1961). Grande parte da
                                                                           obra visual desse artista se modula
                                                                           através de um libertário uso da
                                                                           fotografia que pertence ao novo
                                                                           casamento efetivado nos anos 1990
                                                                           pela arte e a fotografia, apesar da
                                                                           ênfase reconhecida que esse meio tinha
                                                                           historicamente. De fato, o tratamento
                                                                           visual se dirige para várias direções:
                                                                           para o registro de situações paródicas,
                                                                           para fotografias intervindas ou para a
                                                                           construção de arquiteturas visuais, seja
                                                                           de imagens, seja com objetos. Trata-se,
                                                                           portanto, de uma poética fotográfica
                                                                           que se coloca no meio-fio da imagem,
                                                                           na dependência simétrica do externo,
                                                                           sempre conceitualizada como fotografia
                                                                           direta, e do processo posterior, de uma
                                                                           pós-produção visual, em que às vezes
                                                                           aparece a palavra ou o título como
                                                                           descódigo. Seja no lado explorado da
                                                                           cópia, da imagem gravada-pescada na
                                                                           rua como apropriação (entre Duchamp
                                                                           e a fotografia), seja na escolha dos
                                                                           motivos e situações, o humor constitui
                                                                           um ingrediente capital, desmitificador,
                                                                           irreverente, até quando é a natureza
                                                                           mais sublime a representada. Isso
                                                                           explica a tendência aos assemblages ou
                                                                           às próteses visuais que costumam ser
                                                                           objetos arquitetônicos encontrados,
                                                                           obras públicas anônimas, caso da
                                                                           coleção Buracos (2002), toda uma
                                                                           homenagem cáustica ao despoder
                                                                           como acervo artístico, à vista.


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         Book_ARTE 40_Bilingue.indb   88                                                                      9/21/2017   3:57:32 PM
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