Page 85 - ARTE!Brasileiros #40
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que se enriquece com a introdução da costura,   doença e adaptação a uma nova realidade que
                               bordados, botões e pedras semipreciosas. Esse   paulatinamente é assimilada pelo real, tornando a
                               universo é familiar para Leonilson, filho de um   obra mais forte na repactuação com o biográfico.
                               comerciante de tecidos e de uma dona de casa   Suas manifestações tornam-se mais complexas e
                               que ele via bordar. A palavra, tecida em panos   aparecem manchas de sangue, desenhos de pro-
                               coloridos, surge naturalmente inspirada na frá-  cedimentos médicos em uma espécie de erupção
                               gil condição humana, dor, verdade, solidão, a   de um novo sentimento cósmico.
                               incomunicabilidade.                         No ano de sua morte, são realizadas duas exposi-
                               São deste período sua participação na Bienal de   ções simultâneas, uma na galeria São Paulo e outra
                               São Paulo, de 1985, e na emblemática exposição   na Thomas Cohn Arte Contemporânea. Ainda em
                               de 1989, Anotações de Viagem, na Galeria Luisa   1993, o artista projeta seu último trabalho: Insta-
                               Strina, em São Paulo, em que ele coloca em xeque   lação sobre Duas Figuras, na Capela do Morumbi,
                               a relação entre a arte, a imagem e o conceito.
                                                                           que ele não conseguiu ver montado. Com tecidos
                      FOTOS MARCOS “COIL” LOPES  Neste momento, reforça a presença de formas   brancos e leves, Leonilson marcou sua despedida
                                                                           com uma instalação que poderia ser um tributo
                               orgânicas que emergem em seus desenhos e pin-
                                                                           a si mesmo e a todos paraísos artificiais que ele
                               turas, muito próximas à cartografia do corpo.
                                                                           experimentou.
                               O terceiro volume (1990-1993) é marcado pela

                                                                                                                     85



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