Page 77 - ARTE!Brasileiros #40
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Enquanto as obras de Anita envolvem títulos
                                                                           metonímicos e descritivos, como A Boba,
                                                                           A Estudante Russa ou a Mulher de Verde,
                                                                           os retratos de Tarsila evocam nomeações
                                                                           metafóricas, como as que se poderia criar
                                                                           para seu autorretrato em vestido vermelho:
                                                                           A Mulher Farol, A Dama de Ferro. É também
                                                                           pela exageração que as partes do corpo
                                                                           tomarão conta do semblante de mulher em
                                                                           Abapuru, o nosso Antropófago fundador, que
                                                                           não deixemos de lembrar, foi um presente de
                                                                           aniversário Tarsila para seu marido Oswald de
                                                                           Andrade.  Nele vemos imensos mão e pé. Nele a
                                                                           boca, órgão antropofágico por excelência está
                                                                           ausente. Vemos ainda uma estranha estrutura
                                                                           que pode ser um nariz, ou um seio, talvez um
                                                                           braço deslocado ou dobrado, sobre o qual o
                                                                           melancólico apoia seu rosto.
                                                                           O que temos, nos dois casos, Anita e Tarsila, é
                                                                           uma espécie de incompletude da representação
                                                                           de si, de pequena falha no semblante, referida
                                                                           à interferência desta função que Lacan chamou
                                                                           de objeto a: as mãos subtraídas, a mancha ou
                                                                           a nódoa que indetermina o fechamento da
                                                                           forma, a ilusão ou engano na composição da
                                                                           unidade do corpo. Isso contrasta vivamente
                                                                           com o modo como se apresenta o semblante de
                                                                           Mário de Andrade, pintado em toda sua solidez
                                                          A BOBA,(1916), ANITA MALFATTI  e inteireza, tanto por uma quanto por outra.

                               tornou-se, neste caso, uma espécie de       2. FANTASIAS DE CORPO
                               metonímia feminina.  Argumento que isso capta   Situação análoga, porém de outra natureza,
                               algo que extrapola o caso singular, contendo   se encontrará na análise comparativa de duas
                               em si a disposição histórica da feminilidade   damas do neoconcretismo dos anos 1960. Na
                               do Brasil nos anos 1930: o sofrimento com a   tela Retrato de Regina, de 1949, vemos uma
                               vergonha do próprio corpo.                  jovem Lygia Clark que parece ter se formado
                               O aspecto metafórico deste semblante pode   na experiência da assexuação modernista. A
                               ser encontrado em Tarsila do Amaral. Em     tristeza do olhar, a abstinência das mãos, o
                               seu auto-retrato também encontramos este    modelo infantil.
                               pequeno gesto pelo qual a mão direita encobre   Vejamos o contraste disso com a Lygia Pape de
                               a esquerda. A mão boba desta vez está ausente   Língua Apunhalada (1968). Não estamos mais
                               de outra maneira. Não se trata de deformação   na produção de um semblante feminino com
                               ou de desencaixe perspectivo, mas de uma    seu traço de negatividade, mas na metáfora
                               verdadeira ausência. Ausência que nos passa   da impossibilidade de dizer. Novamente temos
                               desapercebida porque o vestido vermelho a   aqui a conjugação entre uma contradição
                               envolve. Envolta e protegida, por uma espécie   social, representada pela censura praticada
                               de armadura, a tela é composta logo depois   pela ditadura civil militar e uma forma
                               da primeira exposição da artista em Paris, na   estética, desta vez sem deformação alguma,
                               Galeria Percier, em 1926.                   posto que fotográfica. A forma estética é


                                                                                                                     77



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