Page 73 - ARTE!Brasileiros #40
P. 73
AO LADO, A VIDEOINSTALAÇÃO
THE CLOCK, DE CHRISTIAN
MARCLAY. ABAIXO, FOTO
QUE INTEGRA A SÉRIE CORPO
DISTORCIDO DE JONATHAS DE
ANDRADE
condições de receber boa parte das exposições organizadas
internamente. As exposições maiores realizadas nos últimos
anos, com o material dos arquivos ou em parceria com impor-
tantes instituições nacionais e internacionais (como as de
William Kentridge, Richard Serra, Anri Sala), quando vinham
a São Paulo, eram mostradas em espaços parceiros, como a
Pinacoteca, por exemplo. A sede carioca, que ocupa a antiga
residência da família Moreira Salles no bairro da Gávea, é
extremamente charmosa porém mais distante do público.
Tem um público cativo, mas restrito. O terreno é amplo (11
mil metros quadrados, o que permitiu que todo o acervo
passasse a ser guardado ali), mas seu espaço expositivo é
relativamente pequeno. Apenas uma das três galerias de
São Paulo já a supera em tamanho. E a sede de Poços de
Caldas (cuja inauguração, em 1992, marca o nascimento
do IMS) tem alcance apenas regional.
“Esse é o grande desafio. O Instituto tem muito
prestígio, mas nunca teve de fato esse
público, essa visitação mais rápida, mais
variada. O objetivo é manter nosso
padrão de qualidade. A gente não
73
Book_ARTE 40_Bilingue.indb 73 9/21/2017 3:56:51 PM