Page 39 - ARTE!Brasileiros #40
P. 39
das migrações e fronteiras tanto em trabalhos
recentes, como em peças já emblemáticas, caso
do Mapa Mundial de Alighiero Boetti (1940 – 1994),
realizado por tecelões afegãos a seu pedido, com
o seguinte texto bordado na margem: “Paquistão
no outono de 1992 este novo mundo instável e
ainda mais racionado e pulverizado”.
A obra histórica torna-se mais eloquente com
a instalação Mar Morto (2015), de Kader Attia,
exibida à sua frente e composta por dezenas
de roupas dispostas, como a lembrar os corpos
mortos no Mediterrâneo nas últimas décadas.
Assim sucedem-se os trabalhos de arte, alguns
mais explícitos em relação à temática da mostra,
outros mais poéticos, como Static (2009), de Steve
McQueen, um curta realizado em torno da Estátua
da Liberdade, o local onde milhares de migrantes
chegaram aos Estados Unidos, ou então Western
Union: Small Boats (2007), uma videoinstalação
de Isaac Julien que já há dez anos atrás abordava
FRANCIS ALYS, DON’T
CROSS THE BRIDGE BEFORE a Sicília como porto de imigração.
YOU GET TO THE RIVER, 2008 Outro dos trabalhos mais sensíveis da mostra é a
instalação de Francis Alys, Don’t cross the Bridge
Before You Get to the River (2008), uma colabo-
ração com crianças dos dois lados do estreito de
imigrantes que buscam entrar na Europa, o Comi- Gibraltar, o canal que separa África e Europa por
tato exibe em Milão objetos dos refugiados mortos apenas 13 quilômetros em seu ponto mais curto.
no naufrágio, assim como os pertencentes a outras Na obra, crianças de Tanger, no Marrocos, e Tarifa,
52 vítimas de sufocamento em um barco que saiu na Espanha, criam barcos de sandália de plástico
do Egito, em 2015. Dispostas em vitrines como com o objetivo de criar uma ponte humana entre
peças de arte, contudo, esses objetos - celula- os dois continentes, uma ação que trata mais de
res, bolsas, documentos - tornam-se por demais esperança do que realidade.
museificados, sendo evidente que outro dispositivo Enquanto tragédias como as mortes do naufrágio
expositivo poderia ser menos fetichizante. em Lampedusa se sucedem, ao menos obras de
Mas o display não compromete a mostra, que arte são capazes de permitir algum tipo de oti-
reúne muitas obras de arte que abordam a questão mismo no meio do caos do começo do século 21.
39
Book_ARTE 40_Bilingue.indb 39 9/21/2017 3:55:30 PM