Page 39 - ARTE!Brasileiros #40
P. 39

das migrações e fronteiras tanto em trabalhos
                                                                           recentes, como em peças já emblemáticas, caso
                                                                           do Mapa Mundial de Alighiero Boetti (1940 – 1994),
                                                                           realizado por tecelões afegãos a seu pedido, com
                                                                           o seguinte texto bordado na margem: “Paquistão
                                                                           no outono de 1992 este novo mundo instável e
                                                                           ainda mais racionado e pulverizado”.
                                                                           A obra histórica torna-se mais eloquente com
                                                                           a instalação Mar Morto (2015), de Kader Attia,
                                                                           exibida à sua frente e composta por dezenas
                                                                           de roupas dispostas, como a lembrar os corpos
                                                                           mortos no Mediterrâneo nas últimas décadas.
                                                                           Assim sucedem-se os trabalhos de arte, alguns
                                                                           mais explícitos em relação à temática da mostra,
                                                                           outros mais poéticos, como Static (2009), de Steve
                                                                           McQueen, um curta realizado em torno da Estátua
                                                                           da Liberdade, o local onde milhares de migrantes
                                                                           chegaram aos Estados Unidos, ou então Western
                                                                           Union: Small Boats (2007), uma videoinstalação
                                                                           de Isaac Julien que já há dez anos atrás abordava
                                                     FRANCIS ALYS,  DON’T
                                                     CROSS THE BRIDGE BEFORE   a Sicília como porto de imigração.
                                                    YOU GET TO THE RIVER, 2008  Outro dos trabalhos mais sensíveis da mostra é a
                                                                           instalação de Francis Alys, Don’t cross the Bridge
                                                                           Before You Get to the River (2008), uma colabo-
                                                                           ração com crianças dos dois lados do estreito de
                               imigrantes que buscam entrar na Europa, o Comi-  Gibraltar, o canal que separa África e Europa por
                               tato exibe em Milão objetos dos refugiados mortos   apenas 13 quilômetros em seu ponto mais curto.
                               no naufrágio, assim como os pertencentes a outras   Na obra, crianças de Tanger, no Marrocos, e Tarifa,
                               52 vítimas de sufocamento em um barco que saiu   na Espanha, criam barcos de sandália de plástico
                               do Egito, em 2015. Dispostas em vitrines como   com o objetivo de criar uma ponte humana entre
                               peças de arte, contudo, esses objetos - celula-  os dois continentes, uma ação que trata mais de
                               res, bolsas, documentos - tornam-se por demais   esperança do que realidade.
                               museificados, sendo evidente que outro dispositivo   Enquanto tragédias como as mortes do naufrágio
                               expositivo poderia ser menos fetichizante.  em Lampedusa se sucedem, ao menos obras de
                               Mas o display não compromete a mostra, que   arte são capazes de permitir algum tipo de oti-
                               reúne muitas obras de arte que abordam a questão   mismo no meio do caos do começo do século 21.


                                                                                                                     39



         Book_ARTE 40_Bilingue.indb   39                                                                      9/21/2017   3:55:30 PM
   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44