Page 77 - ARTE!Brasileiros #39
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SEM TÍTULO (1990), ELZA LIMA. PIGMENTO MINERAL SOBRE PAPELDE ALGODÃO, RIO TROMBETAS – PA, 70 X  105  CM



                               São Paulo e visitar artistas em outras cidades. “É   Domingos da Criação, Walter Zanini reprovado
                               impressionante como a circulação dos trabalhos,   pelo projeto de exposições Jovens Arte Contem-
                               mesmo no Brasil, é difícil, e temos sempre que ficar  porânea, Lisette Lagnado repreendida por sua
                               atentos e nos movimentar para não cair no erro de   Bienal (2006) e o seu Panorama (2013) e Paulo
                               achar que a nossa cidade é o mundo.”        Herkenhoff, então, seria multiplamente desacre-
                               Mosqueira concorda com Rivitti. O carioca conta   ditado, um fracasso como curador ‘competente’”,
                               que, depois de uma viagem ao Pará, fez uma   observa. Para ele, mais importante que definir o
                               exposição chamada Horizonte Generoso só com   que é o trabalho do curador é pensar o que pode
                               artistas de Belém. “Os jornalistas diziam que eu   ser seu trabalho e de que maneira essa prática pode
                               estava descobrindo Belém, como se antes ela esti-  ser “expandida e transformada, além de expansiva
                               vesse invisível. Interessante de verdade é o Paulo     e transformadora”.
                               Herkenhoff, que acompanha os artistas e institui-  Miyada, afora coordenar o Núcleo de Pesquisa e
                               ções da cidade há décadas”, lembra Mosqueira. Ele   Curadoria do Tomie Ohtake, é professor da Escola
                               confessa ainda que mais importante do que ter   Entrópica, que oferece programação de cursos,
                               feito uma exposição com os artistas de Belém é ter   laboratórios e grupos sobre a arte contemporânea,
                               podido trabalhar com alguns deles muitas outras   e acredita que curadoria é o trabalho de quem vê,
                               vezes depois da primeira exposição.         estuda e discute a produção artística de forma a
                               Interessado  e  atento  ao  mercado,  Mosqueira   criar situações para que outros públicos possam
                               questiona as cartilhas que querem enquadrar o   vivenciar juntos certas obras e ideias. “Nesse sen-
                               trabalho do curador em determinado contexto ou   tido, todo contexto em que artistas apresentam
                               modelo. “Em 2016, lançaram uma publicação sobre   sua produção interessa, de exposições grandes e
                               o tema cuja introdução ambicionava listar os pro-  pequenas a grupos de estudo, publicações, canais
                               cedimentos obrigatórios do trabalho. Segundo os   digitais, etc”, argumenta. Para Cauê Alves, curador
                               parâmetros desse ‘tutorial da curadoria’, Frederico   tem que circular. Assim como o artista, “que não
                               Morais seria condenado pelo projeto de encontros   pode ficar parado”.


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