Page 73 - ARTE!Brasileiros #39
P. 73
À ESQUERDA, THE LOOP, DE FRANCIS ALŸS; ACIMA, AYATE CAR, DE BETSABEÉ ROMERO; ABAIXO, DROPS, DE IRAN DO ESPÍRITO SANTO
radicais, como a de Fernando Arias, que transformou 16 metros Jessica Bradley, resumiu recentemente os marcos
de cercado fronteiriço em uma guilhotina que pendia sobre alcançados, dando um enquadre atual: “Com a
uma linha de pó branco: uma armadilha para narcotrafican- proliferação de bienais e feiras de arte em todo
tes? Acompanhou tal intervenção com uma performance na o mundo, InSite marcou um momento intenso
qual, por meio de um endoscópio, o artista mostrava seus de experimentação do formato expositivo e de
intestinos: arte introspectiva? compromisso social com o trabalho site specific.
O artista Iran do Espírito Santo propôs Drops: dados de Compromisso social, experimentação de formato
concreto espalhados em espaços públicos. A fronteira e lugar específico. Nem para um lado nem para
como tabuleiro, o estado legal do indivíduo como produto o outro: dentro do muro.
da sorte. Francis Alÿs mostrou The Loup, performance na
qual o artista cruzava a fronteira pelas bordas. Transitou
por estradas perpendiculares e recolheu vestígios encon-
trados, que logo mostrou como marcas da divisão.
InSite’ 97, cujo acertado subtítulo foi Espaço Público/Espaço
Privado, cumpriu seu objetivo, que se referia àquela com-
prometida edição, mas também o do evento, que nasceu
em 1992 com a missão de paliar a ausência de instituições
culturais em San Diego. Uma das curadoras da mostra,
73
Book_POR_ARTE39_v1.indb 73 03/05/17 19:45