Page 68 - ARTE!Brasileiros #39
P. 68
EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
UM MESTRE DE CERIMÔNIA
COM LÂMINAS DE AÇO, ESTANTES PARA PARTITURAS, TAÇAS, LOUÇAS E VELHAS FOTOGRAFIAS,
NINO CAIS COMPÕE IMAGINÁRIO SILENCIOSO – PORÉM RUIDOSO POR BAIXO DA SUPERFÍCIE
POR GUSTAVO FIORATTI
EXISTE AO MENOS UM TEMA em evidência na e de glamourização que encontra em seu caminho.
individual que Nino Cais apresenta na Casa Triân- Em uma obra específica, ele secciona o retrato de
gulo até 13 de maio: 35 intervenções que ele fez em uma atriz na diagonal, precisamente no ponto onde
páginas extraídas de livros são protagonizadas por está o pescoço dela; separada em duas partes, a
estrelas do cinema, em preto e branco. Esse foco imagem ganha naquele ponto a inserção de um
foi, porém, estabelecido por um olhar randômico. objeto: uma lâmina de aço.
Cais se interessou, antes de tudo, pela qualidade Cais considera que, durante seu processo de
da impressão dos livros e não pelas imagens neles criação, não há exatamente a alteração do sig-
retratadas. “Depois que inicio o trabalho é que nificado da imagem, mas sim uma amplificação,
aqueles retratos começam a fazer algum sentido “como se eu colocasse ali uma lupa”, diz. “Eu
para mim e ganham alma.” me baseio em uma ideia de revelar uma imagem
A recusa de um eixo temático pode soar estranha, pela segunda vez”, sintetiza. Em outra obra, ele
porque existe unidade entre as figurações que sur- recorta, de uma fotografia, a figura de um barco
gem do conjunto de obras de Cais, não apenas nesta e faz um retrato de sua própria mão, extraindo
mostra, mas também em produções mais antigas. aquela imagem do plano dimensional, ressal-
O artista paulistano permanece interessado em tando a natureza metalinguística da obra, bem FOTO EDOUARD FRAIPONT
revelar algo por trás da superfície, perfurando com como o princípio de se apropriar de fotografias
ironia as camadas de fetichização, de dramaticidade de autorias alheias.
68
Book_POR_ARTE39_v1.indb 68 03/05/17 19:44