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EXPOSIÇÃO RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO
A escolha se pautou por uma espécie de jogo.
“Joguei um dado sobre o mapa-múndi com o
número seis em todas as faces, em data e hora
estabelecidas, e os dois locais foram escolhidos.
Tudo é aleatório. Os dois locais sobre os quais os
dados pararam foram: Citera, para onde viajei,
trabalhei de forma alucinante e lancei o dado ao
mar, e Santa Rosa, onde igualmente desenhei
muito e enterrei o dado.”
Como diz o urbanista e escritor americano Kevin
Lynch, “olhar para as cidades pode dar um prazer
especial. A grande aventura do inconsciente está
na comoção, no assombro que os objetos, espaços
citadinos, causam em nós”. Os dois municípios, NO ALTO, STILL DO VÍDEO INSPIRADO NO POEMA UM LANCE DE DADOS JAMAIS
de países diferentes, impactaram Nelson Felix, ABOLIRÁ O ACASO, DO POETA FRANCÊS MALLARMÉ, EXPERIÊNCIA DE NELSON
que desenhou compulsivamente logo que neles FELIX NA ILHA DE CITERA, NA GRÉCIA. ACIMA, O ARTISTA SENTADO NO CLOSERIE
DES LILAS, EM PARIS, CAFÉ FUNDADO EM 1847
desembarcou, como se tivesse que concluir a
célula-base dessa experimentação.
Os registros em desenhos tratam de uma inte- o tempo de dedicação e reelaboração da obra (em três déca-
rioridade existencial e temporal, além de revelar das), Nelson Felix mostra nova possibilidade de fazer história
a dimensão geográfico-espacial do lugar, como sobre sua própria história, produzindo vibrações irregulares
fica evidente nos três segmentos anteriores desta sobre registros regulares. Centenas de desenhos foram feitos,
série – 4 Cantos, Verso e Um Canto para Onde Não compulsivamente, exercendo nova forma de documentação,
Há Canto - realizados em Portugal (2007/08), Bra - que passa pela poesia da comunicação, pelo tempo, pela
sília (2009/11) e São Paulo (2011/13) – e no último memória, e se une à arte conceitual.
segmento, agora, simultaneamente, no MAM do Uma forma de trabalho comunicacional que encontra no vídeo
Rio e na galeria Millan, em São Paulo. seu veículo mais direto: no MAM, em uma pequena sala acol -
Com essa “ópera” em quatro “atos” e considerando choada, fechada como um útero, os monitores reverberam
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