Page 64 - ARTE!Brasileiros #39
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EXPOSIÇÃO RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO






































             A escolha se pautou por uma espécie de jogo.
             “Joguei um dado sobre o mapa-múndi com o
             número seis em todas as faces, em data e hora
             estabelecidas, e os dois locais foram escolhidos.
             Tudo é aleatório. Os dois locais sobre os quais os
             dados pararam foram: Citera, para onde viajei,
             trabalhei de forma alucinante e lancei o dado ao
             mar, e Santa Rosa, onde igualmente desenhei
             muito e enterrei o dado.”
             Como diz o urbanista e escritor americano Kevin
             Lynch, “olhar para as cidades pode dar um prazer
             especial. A grande aventura do inconsciente está
             na comoção, no assombro que os objetos, espaços
             citadinos, causam em nós”. Os dois municípios,   NO ALTO, STILL DO VÍDEO INSPIRADO NO POEMA UM LANCE DE DADOS JAMAIS
             de países diferentes, impactaram Nelson Felix,   ABOLIRÁ O ACASO, DO POETA FRANCÊS MALLARMÉ, EXPERIÊNCIA DE NELSON
             que desenhou compulsivamente logo que neles   FELIX NA ILHA DE CITERA, NA GRÉCIA. ACIMA, O ARTISTA SENTADO NO CLOSERIE
                                                         DES LILAS, EM PARIS, CAFÉ FUNDADO EM 1847
             desembarcou, como se tivesse que concluir a
             célula-base dessa experimentação.
             Os registros em desenhos tratam de uma inte-  o tempo de dedicação e reelaboração da obra (em três déca-
             rioridade existencial e temporal, além de revelar   das), Nelson Felix mostra nova possibilidade de fazer história
             a dimensão geográfico-espacial do lugar, como   sobre sua própria história, produzindo vibrações irregulares
             fica evidente nos três segmentos anteriores desta   sobre registros regulares. Centenas de desenhos foram feitos,
             série – 4 Cantos, Verso e Um Canto para Onde Não  compulsivamente, exercendo nova forma de documentação,
             Há Canto - realizados em Portugal (2007/08), Bra -  que passa pela poesia da comunicação, pelo tempo, pela
             sília (2009/11) e São Paulo (2011/13) – e no último   memória, e se une à arte conceitual.
             segmento, agora, simultaneamente, no MAM do   Uma forma de trabalho comunicacional que encontra no vídeo
             Rio e na galeria Millan, em São Paulo.      seu veículo mais direto: no MAM, em uma pequena sala acol -
             Com essa “ópera” em quatro “atos” e considerando   choada, fechada como um útero, os monitores reverberam


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