Page 65 - ARTE!Brasileiros #39
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A ILHA DE CITERA, UM DOS LOCAIS ESCOLHIDOS AO ACASO POR NELSON FELIX, AO JOGAR UM DADO
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                     imagens captadas por Guilherme Begué e Cristiano Burlan,   a ambiguidade poética característica da arte da
                     em paisagens na Grécia e na Argentina, e, com o cabo de aço,  experimentação cientificamente regulada”.
                     compõem a exposição, com curadoria afinada de Fernando   Em sua passagem por Citera, o artista descobriu
                     Cocchiarale e Fernanda Lopes; na galeria Millan, em montagem  que algumas obras de Watteau, Verlaine, Victor
                                                                        -
                     também bem resolvida, mas sem curadoria, os monitores apa  Hugo, Debussy e Baudelaire foram inspiradas
                     rentes são presos na parede e se confundem com a exposição.  em visita deles a essa ilha. Soube ainda que eles
                     Como expressa o título, esses trabalhos procuram traduzir   frequentavam o Closerie des Lilas, em Paris, fun-
                     uma ideia de espaço simultâneo, e Nelson Felix consegue isso,  dado em 1847. Sem jogo de dados, surgiu daí
                     literalmente, ao expor sua construção poética em duas cidades   um terceiro local, e ele partiu para o famoso
                     simultaneamente. Se no Rio o impacto fica por conta do aço,   café, onde registrou imagens que incorporou à
                     cortando o espaço interno do museu, em São Paulo, um cubo   “opera”. “Nos três locais, Citera, Santa Rosa e La
                     limpo, perfurado do teto ao chão por um fio delicado e dourado,  Closerie, lancei, enterrei e abandonei dados de
                     sintetiza o conceito da mostra: simples e racionalista. Enquanto   bronze e desenhei compulsivamente. O trabalho é
                     a instalação do MAM trabalha força e tensão, a mostra paulista,  finalizado agora quando uso o MAM como objeto,
                     que tem o título Variações para Citera e Santa Rosa, promove   duplicando assim a ideia de lugar. É como se fos -
                     uma navegação leve entre “arquivos”, esculturas, desenhos,   sem, poeticamente, três locais em dois lugares
                                                                           de um mesmo espaço.”
                     mapas rabiscados pelo viajante; e uma densa pintura com lacre
               FOTOS GUILHERME BEGUÉ E  CRISTIANO BURLAN  A complexa apreensão do todo requer a compreensão de variá-  zar sempre uma poesia, me aproximo do processo
                     vermelho dá força ao conjunto.
                                                                           No método poético, explica Nelson Felix, “ao utili-
                     veis, algumas das quais estão nos desenhos, gráficos e mapas
                                                                           dos livros de poesia moderna, em que desenhos
                                                                           ou gravuras criavam uma relação entre texto e
                     desenvolvidos durante as viagens. Para Felix, a confluência
                                                                           imagem”. Ele georreferencia, classifica, cataloga
                     desses espaços diversos, fundamentados em experiências,
                                                                           e gera narrativas a partir das viagens, formando
                     “só pode fazer sentido e ser produzida com base num método
                                                                           um conceito de lugar, que se submete ao desenho.
                     poético para descontrole de localidade, marco que separa
                                                                                                                     65




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