Page 65 - ARTE!Brasileiros #39
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A ILHA DE CITERA, UM DOS LOCAIS ESCOLHIDOS AO ACASO POR NELSON FELIX, AO JOGAR UM DADO
COM SEIS FUROS, EM TODOS OS LADOS, SOBRE O MAPA-MÚNDI. NESTE LOCAL ELE ENTERROU O DADO
imagens captadas por Guilherme Begué e Cristiano Burlan, a ambiguidade poética característica da arte da
em paisagens na Grécia e na Argentina, e, com o cabo de aço, experimentação cientificamente regulada”.
compõem a exposição, com curadoria afinada de Fernando Em sua passagem por Citera, o artista descobriu
Cocchiarale e Fernanda Lopes; na galeria Millan, em montagem que algumas obras de Watteau, Verlaine, Victor
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também bem resolvida, mas sem curadoria, os monitores apa Hugo, Debussy e Baudelaire foram inspiradas
rentes são presos na parede e se confundem com a exposição. em visita deles a essa ilha. Soube ainda que eles
Como expressa o título, esses trabalhos procuram traduzir frequentavam o Closerie des Lilas, em Paris, fun-
uma ideia de espaço simultâneo, e Nelson Felix consegue isso, dado em 1847. Sem jogo de dados, surgiu daí
literalmente, ao expor sua construção poética em duas cidades um terceiro local, e ele partiu para o famoso
simultaneamente. Se no Rio o impacto fica por conta do aço, café, onde registrou imagens que incorporou à
cortando o espaço interno do museu, em São Paulo, um cubo “opera”. “Nos três locais, Citera, Santa Rosa e La
limpo, perfurado do teto ao chão por um fio delicado e dourado, Closerie, lancei, enterrei e abandonei dados de
sintetiza o conceito da mostra: simples e racionalista. Enquanto bronze e desenhei compulsivamente. O trabalho é
a instalação do MAM trabalha força e tensão, a mostra paulista, finalizado agora quando uso o MAM como objeto,
que tem o título Variações para Citera e Santa Rosa, promove duplicando assim a ideia de lugar. É como se fos -
uma navegação leve entre “arquivos”, esculturas, desenhos, sem, poeticamente, três locais em dois lugares
de um mesmo espaço.”
mapas rabiscados pelo viajante; e uma densa pintura com lacre
FOTOS GUILHERME BEGUÉ E CRISTIANO BURLAN A complexa apreensão do todo requer a compreensão de variá- zar sempre uma poesia, me aproximo do processo
vermelho dá força ao conjunto.
No método poético, explica Nelson Felix, “ao utili-
veis, algumas das quais estão nos desenhos, gráficos e mapas
dos livros de poesia moderna, em que desenhos
ou gravuras criavam uma relação entre texto e
desenvolvidos durante as viagens. Para Felix, a confluência
imagem”. Ele georreferencia, classifica, cataloga
desses espaços diversos, fundamentados em experiências,
e gera narrativas a partir das viagens, formando
“só pode fazer sentido e ser produzida com base num método
um conceito de lugar, que se submete ao desenho.
poético para descontrole de localidade, marco que separa
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