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ACIMA, MONUMENTO ÀS BANDEIRAS (2016), JAIME LAURIANO. ABAIXO, INTOLERÂNCIA (2017), SIDNEY AMARAL
O tema dos monumentos também aparece na obra Projeto CARTOGRAFIAS AFETIVAS
São Paulo, de Fernando Piola. A instalação é composta por Montanha mais alta da cidade, o Pico do Jaraguá é
uma série de caixas de mármore, que lembram urnas. Dentro a terceira referência da mostra. Chiarelli comenta
de cada caixa, há imagens e informações sobre projetos de que as obras escolhidas para esse núcleo tratam
edifícios e monumentos que, mesmo tendo sido aprovados da “relação entre o céu e a terra”, além do tema da
pela prefeitura, não foram realizados. Entre os casos citados, cartografia. O fotógrafo Caio Reisewitz, por exem-
há referências à Galeria de Cristal, complexo arquitetônico plo, apresenta uma série de imagens, coloridas e
de 1890 que incluía nove galerias interligadas no centro da em pequenos formatos, que retratam a montanha,
cidade. Na instalação também estão citados o projeto original entre outros pontos da cidade. Já Marcelo Moscheta
do Museu Paulista e do Plano de Avenidas, do prefeito Prestes cria um diário ficcional com anotações e desenhos
Maia (1896-1965), entre outros casos que não saíram do papel. de um explorador sobre o Trópico de Capricórnio,
O artista comenta que a obra funciona como um arquivo de que passa no Parque Estadual do Jaraguá.
um futuro não concretizado. “Eu apresento uma espécie de Os trabalhos mais politizados de Renata Felinto
dossiê desses casos, é uma homenagem a esses projetos. Ao e Moisés Patrício poderiam parecer deslocados
mesmo tempo, a obra não deixa de ter esse caráter de mau- desse núcleo. Porém, o curador enfatiza que
soléu, falando da morte. No fundo, a instalação trata dessa ambos produzem o que chama de “mapas afetivos
construção da identidade paulista meio mal resolvida, com da cidade”, refletindo sobre a presença do corpo
vários projetos interrompidos”, pontua Piola. negro no espaço público.
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