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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO

             brasileira. A obra, que tem grande impacto devido   como fazer seu próprio cachimbo. “Com os folhetos, eu mos-
             ao trabalho dos atores, ganha ainda mais força   tro a criatividade que há nesses objetos. Produzi-los é algo
             no edifício da Estação Pinacoteca, que, de 1940   complexo, eu mesmo sofri muito quando tentei fazer um. É
             a 1983, foi sede do Dops (Departamento Estadual   por isso que há uma profissão que, dentro da Cracolândia, é
             de Ordem Política e Social de São Paulo), uma das   a do cachimbeiro, alguém especializado nisso.”
             polícias políticas mais truculentas do País.  O artista pontua que, ao expor esses objetos em um museu,
             O trabalho de Bahia integra a exposição Metró-  sempre há um risco de eles serem fetichizados. “O trabalho car-
             pole: Experiência Paulistana, em cartaz no museu.   rega essa contradição. É muito interessante porque as pessoas
             São exibidas obras de 33 artistas, com nomes   dessa bolha que é a arte contemporânea olham os cachimbos,
             consagrados, como Carmela Gross e Leonilson, e   acham lindo ou qualquer coisa do tipo e depois saem na rua
             profissionais mais jovens, cuja produção começa   e precisam lidar com os usuários ali ao lado da Pinacoteca.
             a ser conhecida. A exposição é a última da ges-  É doido porque se cria um fetiche por objetos feitos pelos
             tão de Tadeu Chiarelli, que será substituído por   usuários, pessoas vistas como zumbis pela nossa sociedade.”
             Jochen Volz.                                O artista também comenta a relação da obra com o prédio: “O
             Chiarelli, que também é o curador da mostra, fala   trabalho dialoga com esse edifício que historicamente oprimiu
             sobre o projeto: “Em vez de enaltecer a iconografia   muita gente. A pergunta que fica é: quem são os nossos exilados
             paulista, que obviamente é belíssima, eu queria   hoje? É preciso olhar para o próprio entorno da Pinacoteca”.
             mostrar a perspectiva dos artistas sobre a metró -
             pole, enfatizando as contradições de São Paulo,   REVISÃO HISTÓRICA
             que no fundo são uma síntese do País”.      No segundo eixo da exposição, destaca-se a escultura Templo
             Para exibir esses múltiplos olhares, o curador   de Minha Raça, de Victor Brecheret, datada de 1921. A obra
             partiu de três referenciais: o Pico do Jaraguá,   retrata a figura dos bandeirantes. “A escultura tem essa pre-
             o Monumento às Bandeiras e o próprio edifício   ocupação com o movimento, o deslocamento da população,
             da Pinacoteca. A maior parte dos trabalhos se   um tema que era muito caro ao artista”, afirma o curador.
             encontra no segundo andar da instituição, mas   Em frente a esse trabalho, em uma posição de confronto, há
             também há obras espalhadas pelos elevadores,   uma escultura de Jaime Lauriano. Trata-se de uma réplica,
             a biblioteca e os outros andares. O intuito é que   em pequena escala, do Monumento às Bandeiras, de Breche-
             o público percorra todo o edifício, que também   ret, feita a partir das munições da Polícia Militar e das Forças
             abriga o Memorial da Resistência.           Armadas. A obra chama a atenção para parcelas da população
             Junto com o trabalho de Bahia, outra obra que   que não se reconhecem nos símbolos da cidade, ainda muito
             dialoga com o entorno do prédio é a de Raphael   associados à origem bandeirante.
             Escobar. O artista apresenta uma coleção de   Chiarelli fala sobre o diálogo entre as produções: “Quando eu
             cachimbos utilizados para o consumo de crack.   exibo uma obra de Brecheret e na frente dela coloco outro
             “Alguns eu compro, outros eu troco com conhe-  trabalho, que é um arma de ataque feita por um jovem artista,
             cidos meus. O interessante é que esses objetos   eu ressignifico esse monumento. Aponto para outras possi-
             são bem específicos da região da Luz, sendo feitos   bilidades de compreensão do trabalho. E o papel do museu
             de materiais eletrônicos como antena de rádio e   é justamente mostrar como cada geração analisa as obras
             capacitor de carro.”                        de arte de uma maneira diferente, muitas vezes distante do
             Escobar também apresenta um manual que ensina   sentido original”.


























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