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HISTÓRIA DAS EXPOSIÇÕES INSITE’ 97






             UMA EXPOSIÇÃO QUE


             CRUZOU FRONTEIRAS





             EXIBIDA HÁ 20 ANOS, MOSTRA DEDICOU-SE A PERFORMANCES
             POLÍTICAS E TRABALHOS DE SITE SPECIFIC,
             CRIADOS NA FRONTEIRA DOS EUA COM O MÉXICO


             POR JUAN JOSÉ SANTOS


             “ACHO QUE POSSO FALAR em nome de todos os
             artistas quando digo que este é um alvo extrema -
             mente importante. Especialmente agora, quando
             aqui e por toda a América todos os aspectos da
             esfera pública estão sob ataque, quando o setor
             público está sendo enxugado, os serviços públicos
             privatizados, os espaços públicos fechados, os dis-
             cursos públicos controlados e os bens públicos de
             todos os tipos trocados pela moeda dos interesses
             privados, sejam eles prestígio, privilégio, poder ou
             lucro. (...) Mas, no nosso zelo por sucesso global,
             devemos também estar dispostos a descobrir e
             apreciar a singularidade de cada mercado. É aí que
             temos sido capazes de reproduzir a diversidade da
             nossa força de trabalho, pessoas que entendem
             outras culturas e que falam outras línguas.”    os artistas residiram na região durante meses e propuseram
             Este discurso não é atual. Foi realizado pela artista   oficinas pensadas para interagir com a comunidade local. Em
             Andrea Fraser, há 20 anos, por ocasião da expo-  alguns casos, em localidades periféricas e marginais e propondo
             sição InSite. A ironia e o sarcasmo dessa perfor-  oficinas criativas, como a de teatro de rua, a Oficina de Arte
             mance marcaram ademais uma linha ética envol-  Fronteiriça, as ações do grupo Revolucionarte ou a documen-
             vente nesse evento, que regularmente tem lugar   tação de movimentos políticos em comunidades de imigrantes.
             na fronteira entre o México e os Estados Unidos e   Se fosse preciso ressaltar uma obra emblemática, seria Toy
             que, na edição de 1997, enfatizou o espaço público  an Horse, de Marcos Ramírez Erre, um enorme cavalo de Troia
             e o trabalho com a comunidade local.        de madeira situado no ponto fronteiriço de maior tráfego na
             Os curadores da InSite’ 97  foram  Jessica Bradley,   região. Um jogo bicéfalo que satirizava a ideia da invasão oculta,
             Olivier Debroise, Ivo Mesquita e Sally Yard. Em várias  do ataque ao império, de forma metafórica e dual. Ramírez
             sedes próximas à fronteira, espalhadas entre Tijuana   quis provocar uma leitura política a partir de uma motivação
                                                      -
             e San Diego, os artistas convocados realizaram tra  pessoal: ele, que tem dupla nacionalidade, queria homenagear
             balhos site specific, cuja carga simbólica e política   seu pai, que lhe contava as histórias da Ilíada, de Homero.
             permitiram iniciar uma reflexão acerca do muro,   Trinta e oito artistas da América do Norte e da América Latina
             da imigração – ligado ao incremento da população   mostraram seus trabalhos em diversas sedes, algumas em
             de Tijuana como consequência do crescimento   lugares tão estranhos como o porão de um museu infantil ou
             industrial – e do pós-colonialismo. Quase todos   de uma casa particular. Houve tempo e espaço para propostas


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