Page 74 - ARTE!Brasileiros #39
P. 74

REPORTAGEM CURADORIA






             NO GARIMPO DO ARTISTA





             ARTE!Brasileiros PERGUNTOU A CINCO CURADORES
             PARA ONDE ELES OLHAM QUANDO QUEREM ENCONTRAR
             PRODUÇÕES À MARGEM DO CIRCUITO CENTRAL


             POR SARAH MAIA




             EM UM JANTAR COM AMIGOS, nas ruas, nos      São Paulo, Rivitti participa com regularidade de
             espaços independentes, entre alunos das escolas   júris de salões. “É legal falar disso, pois muitas
             de arte. O olhar de um curador precisa estar sem -  vezes o artista envia um portfólio para um edital e
             pre atento a novos talentos, obras reveladoras ou   acaba não passando na seleção, mas isso não quer
             exposições de circuitos à margem. Valem eventos   dizer que seu esforço tenha sido inútil”, explica. A
             de arte, vale também uma conversa de bar ou   curadora circula também em museus e centros
             qualquer outro universo para além das galerias.  culturais, sobretudo em programas ligados a jovens
             Curadora há quase 40 anos, Lisette Lagnado con -  artistas. “Há inúmeros programas nesse sentido.
             fessa que até o Instagram hoje serve como fonte   A temporada de projetos do Paço das Artes e o
             de busca. Com uma carreira consolidada e muitos   programa anual do Centro Cultural São Paulo são
             contatos em mente, a curadora de ensino e progra-  dois bons exemplos”, afirma Rivitti.
             mas públicos da Escola de Artes Visuais do Parque
             Lage, no Rio de Janeiro, afirma que os artistas   TALENTOS BRUTOS
             chegam a ela naturalmente ou por indicação. “Uma   Alves e Rivitti também concordam que a sala de aula
             sorte que tenho, acho.” Mesmo há muito tempo no  pode ser um celeiro de boas ideias. Professor do
             circuito da arte, Lagnado mantém o olhar afiado   curso de Arte da PUC, em São Paulo, Alves conta que
             e investe tempo e paciência para conhecer novos   tem muito contato com os artistas e suas produções
             artistas. “Leio os folhetos que chegam, ainda que  na fase de origem. No mesmo sentido, Rivitti observa
             ruins. Se não conheço o artista, uma ferramenta   que “a situação de aula, independentemente do tipo
             essencial é a busca por entrevistas ou depoimentos   de curso, é sempre uma oportunidade de troca”.
             na Internet”, explica.                      Membro do grupo de estudo no Centro Universi-
             Assim como Lagnado, o paulistano Cauê Alves,   tário Maria Antônia, Alves lembra os encontros
             atual curador do MuBE (Museu Brasileiro da Escul-  quando Lorenzo Mammì era o diretor do centro
             tura), busca por nomes menos óbvios e garante que   e recorda-se também da revista Número, que era
             até mesmo os trabalhos não selecionados por um   feita ali, em meados dos anos 2000. “Foi no centro
             júri podem despertar interesse. “Participei este ano   universitário, por exemplo, que tive contato com os
             do prêmio Marcantonio Vilaça, em Brasília, com   trabalhos da Equipe 3 – Genilson Soares, Francisco
             800 inscritos, e me chamaram atenção trabalhos   Iñarra e Lydia Okumura. Lembro que Genilson
             que não foram premiados, mas que foram vistos   enviou um portfólio e acabei sendo convidado
             por um grupo de curadores. Muitos artistas nem   para escrever um texto sobre eles”, comenta o
             imaginam que, mesmo sem estar em destaque,   curador. “Hoje, Lydia Okumura está participando
             eles podem aparecer”, comenta.              de uma mostra no MuBE, e o Reino Sofia acaba de       FOTO PATRICIA ROUSSEAUX
             Thaís Rivitti não só concorda como cita a mesma   adquirir uma obra dela”, observa.
             situação. Curadora e diretora do Atêlie 397, em   Responsável pela curadoria do Instituto Tomie


            74




         Book_POR_ARTE39_v1.indb   74                                                                            03/05/17   19:45
   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79