Exposição "Quartzoteka" de Denise Milan

qui14mar(mar 14)08:00sex17mai(mai 17)18:00Exposição "Quartzoteka" de Denise MilanQuartzoteka de Denise Milan: Biblioteca da USP recebe mostra única de livros esculpidos em quartzoBiblioteca da USP, Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo - SP

Detalhes

Quartzoteka, da artista paulistana Denise Milan, representada pela DAN Galeria, traz para a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM USP), especializada em livros raros sobre o Brasil, o conjunto completo de sua coleção de livros esculpidos em quartzo. Com curadoria do professor Luiz Armando Bagolin, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, a exposição trava um diálogo entre a Quartzoteka e outros trabalhos da artista como os Tablets (2011/2015), os Ideogramas da Pedra (2009), O Ciclo do Ouro (2014) o Útero Magmático (2023), entre outros.

“Quartzoteka, que teve origem em 2011, não é como o título sugere, apenas uma coleção de quartzos de diferentes tipos; o nome constrói, por contiguidade, a associação à biblioteca, e por suas formas e cortes, ao livro, como maneira de sugerir que o meio mineral detém um conhecimento particular que pode ser acessado e lido pelos seres humanos. Quando isso ocorre, podemos pensar circunstancialmente sobre quem somos e sobre como habitamos o mundo no qual nascemos e do qual cuidamos muito mal. Prisioneiros de nossa própria ganância e desejo irrefreado de consumo, vemos a natureza somente como fonte de recursos a serem explorados, colocando-nos de fora da situação, como se não fizéssemos parte dela. Por isso, o primeiro corte que Denise faz, em sua exposição de esculturas de quartzo é a associação do cristal à forma tradicional do livro (o codex), às vezes aberto, às vezes fechado, dando a entender que o conhecimento, contingente, está inscrito nas leis naturais, queiramos ou não consentir sobre isso”, destaca o curador Luiz Armando Bagolin.

Para Denise, que tem uma profunda pesquisa sobre a história dos minerais e a vida geológica da Terra, aquilo que ligeiramente aflora na superfície da terra são os primeiros rastros ou testemunhos de eras geológicas antiquíssimas que perfazem ao mesmo tempo um conhecimento fundamental, uma espécie de corpus de doutrinas do mundo das rochas e cristais, de suas estruturas e comportamentos físicos e químicos. Servem também como indícios de um mundo muito vasto e ainda em grande parte desconhecido que se abisma no centro interior do nosso planeta.

Não por acaso, a exposição atual é montada na galeria do subsolo da biblioteca, em diálogo com o espaço arquitetônico contemporâneo do arquiteto Eduardo de Almeida.

Serviço
Exposição | Quartzoteka
De 14 de março a 17 de maio
Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h (sábados, domingos e feriados, fechado)

Período

14 de março de 2024 08:00 - 17 de maio de 2024 18:00(GMT-03:00)

Local

Biblioteca da USP

Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo - SP

Outros eventos

Como chegar