Exposição "Gretta Sarfaty: Almost vintage reflections of a woman"

sab10ago(ago 10)10:00sex20set(set 20)19:00Exposição "Gretta Sarfaty: Almost vintage reflections of a woman"Curada por Lui Tanaka, a exposição marca o pré-lançamento do livro da artista pela Act. e apresenta a série de pinturas “Reflections of a Woman”, realizada por Sarfaty entre 1991 e 1997.Martins & Montero, R. Jamaica, 50 - Jardim America, São Paulo - SP

Detalhes

A Central em parceria com a Martins & Montero anunciam a abertura da individual “Almost vintage reflections of a woman” de Gretta Sarfaty, no dia 10 de agosto. Curada por Lui Tanaka, a exposição marca o pré-lançamento do livro da artista pela Act. e apresenta a série de pinturas “Reflections of a Woman”, realizada por Sarfaty entre 1991 e 1997.

Esta é a primeira vez que a série de pinturas é apresentada no Brasil – o conjunto foi exibido pela última vez ao público em Londres no ano de 1997. A década de 1990 marca a ênfase da artista na pintura figurativa, antes voltada para a experimentação com o vídeo, a fotografia e a performance. A representação do corpo feminino, ponto central da poética de Sarfaty, seguem evidentes nas composições de “Reflections of a Woman”, que citam a tradição do nu feminino na pintura europeia dos séculos XVIII ao XIX.

As cenas do cotidiano privado são coabitadas por espelhos e suas imagens: “É como se, esquecendo-se do mundo, das coisas, do prosaico e do tempo do relógio, fosse permitido adentrar cada quarto pintado por Gretta Sarfaty e ali estar a sós com cada mulher nua retratada pela artista”, afirma Lui Tanaka no texto curatorial.

A imagem especular é frequente em outras obras da artista, que afirma: “Eu gosto dos espelhos, eu estive fascinada por eles. É fascinante ver a imagem refletida e brincar com ela. Você pode ver diferentes coisas. Elas brincam e jogam com você. Eu fiquei fascinada por esse aspecto”. Gretta Sarfaty é reconhecida por sua abordagem experimental e engajamento com questões de gênero. Em sua obra, um tema recorrente é o questionamento das representações estereotipadas da mulher e a busca pela essência feminina, muitas vezes expressa através da manipulação de autorretratos que se metamorfoseiam nas diversas mídias e suportes em que Gretta explora suas investigações estéticas. Seu trabalho desafia os padrões vigentes, provocando reflexões sobre identidade, poder e feminilidade na contemporaneidade.

Suas exposições individuais recentes incluem: “Not Your Usual Gretta Sarfaty”, na Central Galeria – São Paulo (2023); “Retransformações” na Auroras – São Paulo (2022); “Dos Nossos Espaços Vazios Internos” na Central Galeria – São Paulo (2019); entre muitas outras. Suas exposições coletivas abrangem eventos como: “Chão da Praça” na Pinacoteca – São Paulo (2023); “Farsa. Língua, Fratura, Ficcção: Brasil-Portugal” no Sesc Pompeia – São Paulo (2020); “Histórias da Dança” no MASP – São Paulo (2020); “Journées Interdisciplinaires Sur l’art Corporel et performances” no Centre Georges Pompidou – Paris (1979); “Mitos Vadios” em São Paulo (1978); “13a Bienal – São Paulo” (1975); entre muitas outras. Suas obras integram importantes coleções públicas, tais como: International Cultureel Centrum – Antuérpia; Musée du Palais – Luxembourg; Pinacoteca do Estado – São Paulo; Museu Reina Sofia (Madri); e Fundação de Serralves – Porto

Serviço
Exposição | Gretta Sarfaty: Almost vintage reflections of a woman
De 10 de agosto a 20 de setembro
Terça a Sexta, das 10h às 19h, sábado, das 11h às 17h

Período

10 de agosto de 2024 10:00 - 20 de setembro de 2024 19:00(GMT-03:00)

Local

Martins & Montero

R. Jamaica, 50 - Jardim America, São Paulo - SP

Outros eventos

Como chegar