Carlos Vergara: "Poética da Exuberância" no MARGS e Fundação Iberê

sab24fev(fev 24)10:00dom05mai(mai 5)19:00Carlos Vergara: "Poética da Exuberância" no MARGS e Fundação IberêAs mostras reunirão, no segundo andar da Fundação, 69 obras, com destaque para desenhos e pinturas em papel, da década de 1960 nunca expostosMARGS | Museu de Arte do Rio Grande do Sul e Fundação Iberê, MARGS: Praça da Alfândega, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre - RS | Iberê: Av. Padre Cacique, 2000 Porto Alegre RS

Detalhes

Estas duas exposições de Carlos Vergara em Porto Alegre, na Fundação Iberê e no MARGS, são uma verdadeira ocupação Vergara na cidade. Além de gaúcho, ele foi assistente de Iberê, em meados dos anos 1960. Esse período foi uma escola sem igual, em que rigor poético e liberdade criativa eram transmitidos em ato. Nestes 60 anos de produção, sua poética deslocou-se incansavelmente entre linguagens, suportes e atmosferas poéticas.

As duas salas aqui do MARGS concentram-se na figura do artista viajante, iniciada nos anos 1980, e na produção realizada nas Missões Jesuítas de São Miguel, na fronteira Sul do Brasil. As monotipias que começam neste período, feitas nos fornos, nos chãos e nas paredes, na natureza e na arquitetura, impregnadas de tempo e de vida, estruturam-se posteriormente no ateliê. Depois de deslocadas do contexto da impressão, via impregnação, são retrabalhadas com cor ou simplesmente com uma fixação mais rigorosa com resina. Só a partir deste complemento realizado no ateliê as obras ganham corpo e densidade.

Olhar retrospectivamente para o que aconteceu nas Missões requer cuidado justamente por conta da impossível imparcialidade no tratamento do assunto. No século XVII, as diferenças culturais eram tratadas de forma opressiva e violenta. O outro inexistia no imaginário ocidental. Como poderia a arte revelar um acontecimento singular, um momento em que culturas e formas de vida entraram em uma deriva desorientadora? Como partir deste resíduo fixado nas ruínas de um mundo perdido e trazê-lo para o presente, desarmando a desconfiança diante daquilo que não sabemos exatamente o que foi?

É essa experiência do sem nome, do que não sabemos como classificar, como identificar, que parece se entranhar em alguns dos lenços e dos registros pictóricos de São Miguel. A fragilidade dos lenços, sua transparência, a reminiscência dos sudários, tudo isso é memória de gestos que sobrevivem no tempo. Repetição e mistério restituem no agora o que, de outra forma, ficaria para sempre vedado no que já foi, no outrora.

Ao longo de 60 anos de trajetória, Vergara transformou continuamente sua linguagem e procedimentos criativos – desenho, gravura, fotografia, pintura, monotipias, audiovisual, instalação –, tomando caminhos inesperados, assumindo riscos e recusando todo tipo de acomodação. A cada deslocamento, a obra se renova. É raro vermos um artista tão ávido pela aventura poética e pelo encantamento visual.

Serviço
Exposição | Carlos Vergara: Poética da Exuberância
De 24 de fevereiro a 5 de maio
Margs: De terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso às 18h), com entrada gratuita. O Margs também oferece visitas mediadas às mostras, mediante agendamento através do e-mail educativo@margs.rs.gov.br. Também são oferecidas visitas técnicas ao Museu, mediante solicitação prévia e avaliação

Fundação Iberê: de quarta-feira a domingo, das 14h às 18h30 (último acesso às 18h30). Às quintas-feiras, a entrada é gratuita e, de sexta a domingo, os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 30. As visitas mediadas às exposições em cartaz devem ser agendadas pelo e-mail agendamento@iberecamargo.org.br ou pelo telefone (51) 3247 8013.

Período

24 de fevereiro de 2024 10:00 - 5 de maio de 2024 19:00(GMT-03:00)

Local

MARGS | Museu de Arte do Rio Grande do Sul e Fundação Iberê

MARGS: Praça da Alfândega, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre - RS | Iberê: Av. Padre Cacique, 2000 Porto Alegre RS

Outros eventos

Como chegar