O pianista, compositor e arranjador Eumir Deodato em foto do encarte de Deodato 2, segundo álbum do artista brasileiro nos EUA. Foto- Duane Michals : CTI Records
O pianista, compositor e arranjador Eumir Deodato em foto do encarte de "Deodato 2", segundo álbum do artista brasileiro nos EUA. Foto: Duane Michals / CTI Records

Àqueles que desconhecem a dimensão da importância do carioca Eumir Deodato, alguns fatos: ele havia acabado de completar 18 anos quando um certo Antônio Carlos Jobim encomendou seus préstimos para orquestrar canções de um de seus álbuns inaugurais. Precoce e solícito, Eumir também ajudou a formar outro grande arranjador brasileiro, o pianista Cesar Camargo Mariano, antes de lançar Prelude (tema de hoje em Quintessência), álbum de estreia de Eumir Deodato feito a convite do manda-chuva da CTI, Creed Taylor (daí o nome do selo: as iniciais acrescidas do “incorported”), Deodato, no entanto, antes de debutar exuberante, via CTI, já havia escrito arranjos para dois de seus ídolos, o guitarrista Wes Montgomery e Frank “The Voice” Sinatra.

Mas Eumir Deodato de Almeida, nome de batismo do menino prodígio, é muito mais do que isso. De “catedrático” do samba-jazz, liderando o grupo de nome acadêmico, a “Embaixador do Funk”, epíteto atribuído a ele nos EUA, Deodato é dos talentos mais completos a surgir naquele inspirado Brasil do início dos anos 1960. Como compositor, arranjador, produtor e músico, conquistou o mundo. Vendeu mais de 25 milhões de álbuns e tornou-se artista dos mais requisitados na indústria fonográfica mundial. Até mesmo a cantora Bjork, de seara musical completamente adversa, requisitou os préstimos de arranjador de Deodato nos álbuns Homogenic, Post eTelegram.

Capa do álbum Prelude. Foto- Divulgação : CTI Records
Capa do álbum “Prelude”. Foto: Divulgação / CTI Records

O primeiro capítulo dessa consolidação global foi escrito com Prelude. Como o título sugere, o LP foi só a preliminar de uma carreira impecável. Impulsionado pelo arranjo de Deodato para Also Sprach ZarathustraPrelude vendeu milhões de cópias e chegou ao terceiro posto da parada Pop da Billboard. O segredo? A apropriação ímpar e funky do tema de Richard Strauss a partir da versão de Karl Bohm e Orquestra Filarmônica de Berlim que está presente na trilha sonora de 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick.

Produzido por Creed Taylor e gravado entre os dias 12 e 14 de setembro de 1972 no legendário estúdio do produtor Rudy Van Gelder, engenheiro de som do LP,  o LP foi lançado em janeiro de 1973. Se o produtor e o engenheiro de som eram mais que insuspeitos, o que dizer do time de músicos reunidos para as sessões de estúdio?

Tome fôlego, caro leitor: Ron Carter e Stanley Clarke (contrabaixo); Ray Barreto (congas); Billy Cobham (bateria); Hubert Laws. Phil Bodner,  Romeo Penque e George Marge (flautas); Jay Berliner e John Tropea (guitarras); Airto Moreira (percussão, leia post de Quintessência sobre o álbum Fingers); Charles McCracken, Seymour Barab e Harvey Shapiro (cellos); Peter Gordon e Jim Buffington (french horn); Garnett Brown, George Starkey, Paul Faulise e Wayne Andre (trombones); John Frosk, Mark Markowitz, Marvin Stamm e Joe Shepley (trompetes); Emanuel Vardi e Al Brown (violas); Elliot Rossoff, Emanuel Green, Gene Orloff, Harry Lookosfsy, Paul Gershman, Max Ellen e David Nadien (violinos).

Quanto a Deodato coube a ele pilotar dois instrumentos com sua usual maestria: piano acústico e piano elétrico, no caso deste último, o legendário Fender Rhodes Mark I. Os arranjos também são todos do carioca. E impressionam pela destreza em transformar tradições sem cometer heresias. Com a mesma reverência presente na releitura de Strauss, Deodato também subverteu a obra de um dos compositores mais influentes para a bossa nova, Claude Debussy, em Prelude To Afternoon of a Faun. E fez o mesmo com um standard da canção norte-americana, Baubles, Bangles and Beads, de George Forrest e Robert Wright, dupla que também deu ao o mundo o clássico Strangers in Paradise.

E o que dizer das composições do próprio Deodato? Carly & CaroleSpirit of Summer (tema que foi surrupiado na trilha do filme O Exorcista) e September 13(escrita em parceria com o baterista Billy Cobham no segundo dia de registros do álbum, daí o nome) são irresistíveis, à primeira audição – a despeito dos outros temas, mais afeitos a arranjos eruditos, exigirem dedicação maior do ouvinte, na velha e saudável lógica do álbum que cresce a cada nova escuta.

Prelude foi seguido por outra obra-prima, Deodato 2, e abriu caminho para uma série de álbuns norte-americanos, todos impregnados da sofisticada arte de criação e reinterpretação de Eumir Deodato. Àqueles que desconhecem sua discografia, sobretudo os álbuns feitos anteriormente por ele, no Brasil, bom conselho é: corra já atrás deles!

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Ouça o álbum Prelude na íntegra

Veja Eumir Deodato e orquestra em apresentação na TV italiana RAI



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