Pivô Satélite
Fachada do Pivô, em São Paulo. Foto: Divulgação.

Satélite é o novo projeto online da associação cultural Pivô. Lançado no dia 24 de julho, ele é uma plataforma de comissionamento online que irá apresentar projetos de caráter experimental especialmente pensados para a internet.

Funcionando como uma espécie de sala de projetos dentro do site do Pivô, Satélite apresenta programa concebido por artistas e curadores convidados pela instituição e compreende propostas artísticas em formatos variados – sem restrições quanto ao tipo de mídia ou tema. 

Com Os dias antes da quebra, artista baiana Rebeca Cerapiá inaugura o projeto. Além de Cerapiá, os artistas biarritzzz, Diego Araúja e Raylander Mártis dos Anjos também foram selecionados pela curadora Diane Lima para a primeira etapa do Satélite. Como curadora, seu trabalho consiste em experimentar práticas curatoriais contemporâneas em perspectiva decolonial. Atualmente, Lima integra a equipe curatorial da 3ª edição de Frestas – Trienal de Artes do SESC-SP, tendo antes idealizado o programa de arte-educação AfroTranscendence. 

Pivô Satélite
A artista Rebeca Cerapiá e a curadora Diane Lima. Foto: Divulgação.

Nos próximos meses a plataforma apresentará trabalhos de 12 artistas selecionados por três jovens curadores brasileiros. Cada curador indicará quatro artistas com propostas individuais para ocupar a sala virtual de exposição por um mês.

“Os dias antes da quebra é uma exposição que sugere um movimento de retorno para o que estava sendo previsto, especulado e denunciado antes da pandemia, por um grupo de artistas com vasta experiência em adiar a iminência das suas próprias quebras”, afirma a curadora.

O objetivo do Pivô Satélite é contribuir para a criação de uma rede de apoio à comunidade artística brasileira em um momento adverso. Para isso, os 12 artistas contarão com a estrutura das equipes de produção e comunicação do Pivô, a interlocução dos curadores convidados e receberão uma bolsa de auxílio à produção.

 

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome