edital
Espaço interno do CCSP. Foto: Sossô Parma/ Divulgação

Com o início do ano de 2022, uma série de editais e chamadas abertas oferecem oportunidades para artistas visuais e outros profissionais da área participarem de mostras e residências. A arte!brasileiros selecionou alguns deles em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Málaga, na Espanha.

O Centro Cultural São Paulo chega à 32ª edição de seu Programa de Exposições. Para isso, abriu um edital público municipal de estímulo às artes visuais que irá selecionar 20 artistas – brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil – para exposições no piso Caio Graco da instituição. As inscrições acontecem através de formulário online (clique aqui) até o dia 18 de março. Segundo a divulgação do CCSP, dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail 32programadeexposicoesccsp@gmail.com.

Em parceria com a BIENALSUR, o Centro de Cultura Contemporânea da Delegação de Málaga, La Térmica, apresenta uma nova edição do seu programa de residências artísticas. Creadores busca promover o desenvolvimento profissional de artistas emergentes de qualquer parte do mundo. Em sua oitava edição, selecionará seis nomes para desenvolverem suas pesquisas em Málaga, na Espanha, de 1 de maio a 30 de junho. Durante a sua estadia, os participantes terão um workshop individual, salas de reuniões, alojamento e alimentação, bem como uma bolsa de 1000 euros para apoiar a produção. As inscrições ficam abertas até 18 de fevereiro no site da La Térmica.

edital
Exposição do 7ª Bolsa Pampulha. Foto: Divulgação

Em Belo Horizonte acontece este ano a 8ª edição do Bolsa Pampulha, programa de residências artísticas do Museu de Arte da Pampulha (MAP) – realização da Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Viaduto das Artes. Além de artes visuais, o edital passa a contemplar os segmentos de design, arquitetura e arte-educação. Além disso, o número de bolsistas passa a ser de 16 pessoas (eram 10 na última edição). Neste ano, o Bolsa Pampulha irá atender exclusivamente a propostas de residentes em Belo Horizonte ou região metropolitana da capital mineira. O período de inscrição vai até 23 de fevereiro. Confira todas as informações e faça sua inscrição aqui.

O Centro Cultural Inclusartiz, na Gamboa, Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

No Rio, o Instituto Inclusartiz tem chamada aberta até 13 de fevereiro para o seu programa de residências artísticas de 2022. O Edital é destinado a artistas, curadores e pesquisadores de todo o Brasil e, pela primeira vez, contemplará também projetos do continente africano. Os interessados devem ter experiência mínima de seis meses dentro do campo da arte contemporânea ou em áreas correlatas (dança, cinema, moda, arquitetura, filosofia, antropologia, ciências sociais etc.), além de justificarem no formulário como a residência seria capaz de contribuir para o desenvolvimento de suas práticas. Um júri escolherá oito nomes (quatro artistas e quatro curadores/pesquisadores) para ingressarem no programa de quatro semanas, cuja base será na nova sede do Inclusartiz – um casarão de 1906 recém-reformado situado na Praça da Harmonia, no bairro da Gamboa, no Centro do Rio. Todas as informações estão no site da instituição. 

Sem título [Ouro Preto]. Fotografia de Germano Neto. Cortesia IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto

Em Minas Gerais, o IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto tem inscrições abertas (de 7 a 28 de fevereiro) para dois programas de residência artística. Cada um contará com a participação de seis artistas – sendo duas pessoas residentes em Ouro Preto, duas de outras cidades de Minas Gerais e duas de outros estados brasileiros – que receberão uma bolsa de R$ 3.000 cada para o desenvolvimento da pesquisa. O primeiro programa, com a temática “Extinção”, acontecerá entre 21 de março e 28 de abril. Já o segundo, a ser realizado entre 9 de maio e 21 de junho, tem o tema “Ofício”. Ambos contarão com encontros virtuais e orientação curatorial e pedagógica em âmbitos coletivos, individuais e em duplas. Podem se inscrever na convocatória artistas visuais, artistas educadores e pesquisadores. Para mais informações acesse o site do instituto.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome