Rosangela Reis Costa, restauradora e coordenadora do projeto de restauro. Foto: Leo Lara.
Rosangela Reis Costa, restauradora e coordenadora do projeto de restauro. Foto: Leo Lara.

A Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, retorna gradualmente às atividades presenciais ao celebrar seu aniversário de 15 anos e o reencontro com o público através do restauro de obras do grande mestre barroco Aleijadinho. São elas Sant’Ana Mestra, pertencente à Capela de Sant’Ana, da comunidade de Chapada de Ouro Preto; São Joaquim, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Raposos; e São Manuel, do acervo da Paróquia de Nossa Senhora do Bonsucesso, em Caeté.

O primeiro momento do projeto, que teve início neste dia 3 novembro, se dá com a abertura do ateliê-vitrine de restauro ao vivo. O ateliê será montado no hall principal da Casa Fiat de Cultura e ficará aberto à visitação do público por meio de agendamentos, com entrada gratuita. Já a partir de 2 de dezembro será inaugurada a mostra que revelará as obras de São Joaquim e São Manuel já restauradas, enquanto a imagem de Sant’Ana Mestra deve continuar em processo de restauro, ao vivo, para apreciação do público. A última etapa será o lançamento, no ano que vem, do e-book sobre a exposição, com todo o histórico e o registro do processo de restauro, culminando com a entrega das obras às suas comunidades.

Em paralelo, a Casa Fiat vai exibir a websérie Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro na Casa Fiat de Cultura nas redes sociais, uma forma de compartilhar os detalhes dessa iniciativa com quem não está em Belo Horizonte.

A restauração das três obras de Aleijadinho será feita pelo Grupo Oficina de Restauro, com o acompanhamento técnico do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A dinâmica a ser desenvolvida permitirá a aproximação entre os visitantes e os restauradores, que poderão acompanhar todo o passo a passo e conhecer os bastidores de um restauro, seja por meio de visitas presenciais agendadas, seja através das vitrines da Casa Fiat de Cultura ou, ainda, pela programação virtual.

​​Antes do processo de restauração dar largada, foram realizadas fotos científicas usando fluorescência de ultravioleta, que permite analisar a camada pictórica e o estado de conservação dos vernizes superficiais, e infravermelho, para identificar possíveis riscos e desenhos que não são vistos a olho nu. Além disso, para identificação de todas as uniões entre os blocos de madeira e os cravos usados na confecção de cada peça do conjunto escultórico, as obras passaram, ainda, por uma leitura oferecida pelo raio X.

Todas as imagens passarão pelo mesmo processo de intervenção, o que inclui, dentre outras etapas, higienização da obra, contenção de fissuras, reintegração de lacunas e manchas, complementação de partes faltantes com massa e a aplicação de verniz, que protege a superfície. Por fim, as peças serão colocadas em uma bolsa sem a presença de oxigênio – que garante a total desinfestação de cupins em madeira – e imunizadas por uma barreira química para evitar novos ataques. “A intervenção que faremos será a mais sutil possível e apta de ser retratável, de modo a não impedir futuras restaurações. Afinal, estamos atuando com o resgate da cultura, das memórias e, principalmente, com a preservação da história de um grande mestre”, reforça a restauradora Rosangela Reis Costa.

Sobre a instituição

A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.

Protocolos de reabertura: Para visitar a instituição será obrigatório o uso de máscara cobrindo boca e nariz durante todo o tempo. Antes de entrar, todos terão sua temperatura aferida, sendo permitido o passeio somente se ela for menor que 37,5 ºC. Além disso, os visitantes são orientados quanto a higienização das mãos e a limpeza de todos os ambientes está sendo feita com maior frequência, informa a Casa Fiat.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome