A Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, retorna gradualmente às atividades presenciais ao celebrar seu aniversário de 15 anos e o reencontro com o público através do restauro de obras do grande mestre barroco Aleijadinho. São elas Sant’Ana Mestra, pertencente à Capela de Sant’Ana, da comunidade de Chapada de Ouro Preto; São Joaquim, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Raposos; e São Manuel, do acervo da Paróquia de Nossa Senhora do Bonsucesso, em Caeté.
O primeiro momento do projeto, que teve início neste dia 3 novembro, se dá com a abertura do ateliê-vitrine de restauro ao vivo. O ateliê será montado no hall principal da Casa Fiat de Cultura e ficará aberto à visitação do público por meio de agendamentos, com entrada gratuita. Já a partir de 2 de dezembro será inaugurada a mostra que revelará as obras de São Joaquim e São Manuel já restauradas, enquanto a imagem de Sant’Ana Mestra deve continuar em processo de restauro, ao vivo, para apreciação do público. A última etapa será o lançamento, no ano que vem, do e-book sobre a exposição, com todo o histórico e o registro do processo de restauro, culminando com a entrega das obras às suas comunidades.
Em paralelo, a Casa Fiat vai exibir a websérie Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro na Casa Fiat de Cultura nas redes sociais, uma forma de compartilhar os detalhes dessa iniciativa com quem não está em Belo Horizonte.
A restauração das três obras de Aleijadinho será feita pelo Grupo Oficina de Restauro, com o acompanhamento técnico do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A dinâmica a ser desenvolvida permitirá a aproximação entre os visitantes e os restauradores, que poderão acompanhar todo o passo a passo e conhecer os bastidores de um restauro, seja por meio de visitas presenciais agendadas, seja através das vitrines da Casa Fiat de Cultura ou, ainda, pela programação virtual.
Antes do processo de restauração dar largada, foram realizadas fotos científicas usando fluorescência de ultravioleta, que permite analisar a camada pictórica e o estado de conservação dos vernizes superficiais, e infravermelho, para identificar possíveis riscos e desenhos que não são vistos a olho nu. Além disso, para identificação de todas as uniões entre os blocos de madeira e os cravos usados na confecção de cada peça do conjunto escultórico, as obras passaram, ainda, por uma leitura oferecida pelo raio X.
Todas as imagens passarão pelo mesmo processo de intervenção, o que inclui, dentre outras etapas, higienização da obra, contenção de fissuras, reintegração de lacunas e manchas, complementação de partes faltantes com massa e a aplicação de verniz, que protege a superfície. Por fim, as peças serão colocadas em uma bolsa sem a presença de oxigênio – que garante a total desinfestação de cupins em madeira – e imunizadas por uma barreira química para evitar novos ataques. “A intervenção que faremos será a mais sutil possível e apta de ser retratável, de modo a não impedir futuras restaurações. Afinal, estamos atuando com o resgate da cultura, das memórias e, principalmente, com a preservação da história de um grande mestre”, reforça a restauradora Rosangela Reis Costa.
Sobre a instituição
A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.
Protocolos de reabertura: Para visitar a instituição será obrigatório o uso de máscara cobrindo boca e nariz durante todo o tempo. Antes de entrar, todos terão sua temperatura aferida, sendo permitido o passeio somente se ela for menor que 37,5 ºC. Além disso, os visitantes são orientados quanto a higienização das mãos e a limpeza de todos os ambientes está sendo feita com maior frequência, informa a Casa Fiat.