Still de "H2" de Nurit Sharett. Cortesia Videobrasil.

A arte!brasileiros inaugura uma nova parceria com a Associação Cultural Videobrasil. A cada 15 dias publicaremos, em nossa plataforma e em nossas redes sociais, uma parte de seu importante acervo de obras, reunido em mais de 30 anos. 

A instituição foi criada em 1991, por Solange Farkas, fruto do desejo de acolher um acervo crescente de obras e publicações, que vem sendo reunido a partir da primeira edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (ainda Festival Videobrasil, em 1983). Desde sua criação, a associação trabalha sistematicamente no sentido de ativar essa coleção, que reúne obras do chamado Sul geopolítico do mundo – América Latina, África, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio –, especialmente clássicos da videoarte, produções próprias e uma vasta coleção de publicações sobre arte.

O novo projeto Acervo Comentado contribui para “redescobrir e relacionar obras do acervo Videobrasil, e vertentes temáticas, na voz de críticos, curadores e pensadores iluminando questões contemporâneas urgentes”, afirma Farkas. Na nossa primeira publicação trazemos o episódio do Acervo Comentado em que o crítico e coordenador de jornalismo da PUC-SP Fabio Cypriano discorre sobre a obra H2, de Nurit Sharett.

A obra é um relato do tempo em que a artista passou em Hebron, na Cisjordânia, dando aulas de vídeo para jovens palestinas. O título alude à condição de uma cidade dividida em duas seções de comunicação controlada, uma governada pela Autoridade Nacional Palestina, a outra, por Israel, apesar de habitada por 99,98% de palestinos. Sharett dirige seu olhar ao cotidiano das mulheres com quem convive, atenta aos aspectos culturais e políticos de viver numa cidade partida. H2 foi apresentado em 2011, na 17ª edição do festival Videobrasil.

Assista abaixo:

Inscreva-se em nossa newsletter

   

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome