O Anticósmico
O Anticósmico - Maioral é Dragão Negro, 2024 da série: Chama Negra 85

Thiago Martins de Melo nasceu 1981, em São Luís do Maranhão, onde mora e trabalha. O artista já participou de várias residências em Guadalajara, México, onde atualmente está envolvido em um projeto junto a Rigo Campuzano, um jovem curador mexicano.
A produção de Thiago se caracteriza pela visceralidade de sua pintura e suas pesquisas na área de psicologia e acerca das religiões de resistência aos colonizadores, especialmente espanhóis e portugueses.

Publicamos a seguir dois textos referentes a obras expostas na Espanha e no estande da Lima Galeria, do Maranhão, durante a SP-Arte, em São Paulo.

Exu force power, 2012
Exu force power, 2012

“Quimbanda Brasileira dentro de tantas outras correntes e cultos de resistência no Brasil tem sua gênese no entrechoque da violência cristã sob o signo do deus crucificado sobre o povo da terra hoje chamada Brasil e os povos da África que cruzaram o Atlântico sob o ferro e o fogo do colonizador.

O culto aos ancestrais divinizados de guerreiros indígenas, de escravizados e exilados do Santo Ofício encontrou no Brasil terra fértil para a manutenção de seus poderes sob a via do sincretismo e dos Macaias, a cura, a maldição, a vingança pela via da espiritualidade alcançou a alcunha de diabólica. O culto sabático encontrou sua aliança com os espíritos da floresta e os voduns ancestrais.

A Quimbanda Brasileira, como verdadeiro culto de mão esquerda, assumiu conceitos cabalísticos, gnósticos anti-demiúrgicos que fazem jus às suas máscaras deíficas de associação ao Diabo e também ao grande senhor dos caminhos o orixá Exu, de quem os poderosos mortos tomam emprestado sua alcunha.
A Quimbanda é o culto do envenenamento do Coronel, da decapitação do nazareno, da liberdade individual, do empoderamento dos desgraçados, de honra àqueles que morreram nas fogueiras da inquisição, no machado do carrasco, nas forcas, no aço, na bala, na fome, na tortura e que tendo vivenciado a dor humana se divinizaram na senda adversária para guiar seus irmãos encarnados. Laroyê Exu, Exu é Mojubá. (TMM)

O mago, 2023
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“O Mago é o início da ação na jornada espiritual do tarot. Todas as ferramentas que simbolizam os quatro elementos estão ao seu dispor, incluso a mesa que tem uma de suas pernas como apoio. Os 22 arcanos do tarot tem sua correlação com a árvore da vida, o mago seria o 11º caminho, o da inteligência luminosa, Keter-Hockmah.
O tarot tem sua origem desconhecida, o mito mais antigo relaciona sua origem à tradição egípcia, do chamado Livro de Thoth. Em que Deus Thoth escondeu a sabedoria do mundo em um objeto de vício, o jogo das cartas.
Mas o tarot nos chega através de suas versões medievais francesa e italiana. A sabedoria dos arcanos e dos caminhos da vida transforma esse jogo de cartas em uma catedral que foi guardada e transmitida pelos antigos como toda tradição hermética de ouvido em ouvido até chegar a nós na era da disseminação indiscriminada de informação e desinformação.
No Brasil, existem teorias de que o primeiro baralho tenha chegado escondido na vinda dos jesuítas. De certo, é que as tradições mágicas da península ibérica e do mediterrâneo encontraram durante os séculos terra fértil no sincretismo com tradições indígenas e africanas no Brasil.” ✱

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