Art Basel Online
Antonio Obá, Stranger Fruits (2020). Foto: Divulgação.

A Gentil Carioca, Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Bergamin & Gomide e Galeria Luisa Strina são as galerias brasileiras que participam da edição online da Art Basel, que acontece do dia 19 ao dia 26 de junho. A feira internacional, que ocorreria na Suíça, teve que adaptar sua forma presencial para a web por conta da pandemia de Covid-19. O evento será realizado pelas salas de visualização criadas pela organização para possibilitar a visita virtual e venda das obras. 

Junto com as cinco casas citadas acima, participam ao todo 282 galerias que apresentarão um total de quatro mil obras. A integração das galerias brasileiras se dá pelo Projeto Latitude, uma parceria da ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

 

Confira abaixo um pouco do que cada galeria brasileira preparou para o evento:

A Gentil Carioca

As formas triangulares, as trindades e tríades predominam no projeto Ode ao Triângulo apresentado pela artista Vivian Caccuri junto com A Gentil Carioca. O trabalho resulta em uma coexistência de assuntos contrastantes e traz também fatos históricos e geopolíticos.

Fortes D’Aloia & Gabriel

Com trabalhos produzidos durante a quarentena, em sua casa, Ernesto Neto está entre os artistas apresentados pela galeria. O artista traz obras que criam espaços que possibilitam interação física e experiências sensoriais, utilizando novamente o crochê. 

Mendes Wood DM

A exposição Estruturas Orgânicas traz uma seleção de trabalhos dos artistas Antonio Obá, Paulo Nazareth, Sonia Gomes, Patricia Leite e Marina Perez Simão, entre outros.

Bergamin & Gomide

A galeria participa na Art Basel Online com uma exposição inédita criada especialmente para a feira. O Projeto Um Estande Imaginário traz obras que transmitem organicidade – através de materiais como madeira, pele, lona e juta, muito utilizadas pelos indígenas brasileiros – e despertam a memória coletiva ao dialogarem com nossos ancestrais. Entre os artistas que participam da exposição estão Abraham Palatnik, Alexander Calder, Amadeo Luciano Lorenzato, Amélia Toledo, Artur Barrio, Celso Renato, José Leonilson, José Resende, Lygia Clark, Mira Schendel, entre outros.

Galeria Luisa Strina

O estande da galeria traz trabalhos de artistas como Lygia Pape, com a obra Relevo, da série Grupo Frente (1954/1956); Pedro Reyes, com uma edição em jadeíta da sua cadeira Metato; e Renata Lucas, com o trabalho Quebra. Ainda serão mostradas as obras de Anna Maria Maiolino; Jorge Macchi; Leonor Antunes, entre outros

 

Inscreva-se em nossa newsletter

   

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome