A videoinstalação "About Academia II" apresentada de modo virtual. Foto: Reprodução do site

Apresentadas inicialmente nos anos de 2011 e 2017, as duas etapas do projeto About Academia, do espanhol Antoni Muntadas, expõem um quadro complexo do papel das universidades na atualidade, suas funções e contradições. Tendo como ponto de partida o caso norte-americano, o artista apresenta, através de videoinstalações, uma série de entrevistas com professores e acadêmicos (em About Academia I) e com estudantes (em About Academia II), propondo uma reflexão sobre a relação entre público e privado, tradição e contemporaneidade, o lugar da arte na universidade, a interdisciplinaridade e o futuro das instituições de ensino superior.

Expostas originalmente em mostras presenciais, as duas obras – que já foram montadas em diversos países – chegam pela primeira à América Latina de modo virtual, em decorrência da pandemia de covid-19, a partir de uma parceria entre o Fórum Permanente, o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) e a Biblioteca Brasiliana José e Guita Mindlin. A nova versão, com traduções em português e espanhol, transporta o ambiente das instalações – cada uma feita em três canais, com vídeos das entrevistas, textos e imagens dos campus universitários – para a tela do computador. A obra, acompanhada de contextualizações, está disponível a partir desta sexta-feira, dia 30 de abril (clique aqui).

O ambiente virtual apresenta “About Academia I”, à esquerda, e “About Academia II”, à direira. Foto: Reprodução do site

“Esse projeto é um artefato, quase um artefato antropológico a ser ativado. Ele representa um determinado contexto e examina questões que são relevantes em um período de tempo mais longo e em um determinado lugar. É um instrumento para abrir uma discussão”, disse Muntadas na ocasião da inauguração de About Academia II, em 2017. Para Martin Grossman, coordenador do Fórum Permanente, “Muntadas certeiramente identifica temas/conceitos/situações que geram questionamentos e estranhamentos, tirando-os do lugar comum, do conforto daquilo que consideramos como dado, como estabelecido. (…) Ao problematizar o entendimento da academia, Muntadas expõe, desnuda a universidade, promovendo o debate e a autocrítica”.     

Como modo de aprofundar a discussão e ampliá-la a partir do contexto latino-americano da nova exposição, será transmitida também no dia 30, a partir das 14h, uma mesa-redonda com as participações do próprio Muntadas; do antropólogo, filósofo e catedrático do IEA-USP Néstor Garcia Canclini (México); da educadora, ativista socio-cultural e catedrática do IEA-USP Eliana Sousa Silva; da educadora e ex-secretária Estadual de MG Macaé Evaristo; do filósofo, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak; e de Grossmann.

muntadas
O artista espanhol Antoni Muntadas. Foto: Andrea Nacach/ Divulgação

No dia 10 de maio, mais duas mesas-redondas reúnem ainda os estrangeiros Nikki Moore (EUA), David Gange (Inglaterra), Julia Buenaventura (Colômbia) e Mariko Murata (Japão) e os brasileiros Naomar de Almeida Filho, Helena Nader, Guilherme Wisnik e Renato Janine Ribeiro. De algum modo, eles expandem o debate feito em About Academia por importantes pensadores como Noam Chomsky, David Harvey, Carol Becker e Ute Meta Bauer e pelos alunos das faculdades norte-americanas.

About Academia é um projeto originalmente apresentado no Carpenter Center for the Visual Arts, a convite da Universidade de Harvard, durante o último período de ensino de Antoni Muntadas no programa em Arte, Cultura e Tecnologia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (ACT MIT), em 2011. Nascido em 1942 em Barcelona e radicado em Nova York desde 1971, Muntadas é um dos artistas pioneiros no uso do vídeo. Desde os anos 1970 sua produção se expandiu para o uso de várias linguagens plásticas, meios e suportes, tendo a intervenção no espaço público uma de suas formas de crítica cultural. O espanhol tem também uma longa trajetória de diálogo com a América do Sul, em especial o Brasil, onde realizou diversas exposições e ministrou cursos em museus, bienais e instituições.


SERVIÇO: About Academia I-II, uma interpretação online, 2011-2017 (2021)
ONDE:
Acesso pelo site aboutacademia.iea.usp.br
QUANDO:
De 30 de abril a 31 de outubro de 2021

Inscreva-se em nossa newsletter

   

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome