Trabalhos do
Trabalhos do "Projeto Expresso" exibidos no CASA Feminino Parada de Taipas. Foto: reprodução.

Por meio do contato com a arte, o Projeto Expresso visa construir uma nova perspectiva para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, além de estimular a socialização desses adolescentes. Ao todo, 30 jovens de 12 a 18 anos participaram do programa cujo início se deu em setembro de 2021. A iniciativa envolveu ateliês de desenho, pintura, fotografia, música e audiovisual, sendo estes conduzidos por sete artistas visuais contemporâneos: Ana Raylander Mártir dos Anjos, Bruno Dunley, Élle de Bernardini, Igi Lola Ayedun, Jaime Lauriano, Moisés Patrício e Raphael Escobar. Dos ateliês participaram os seguintes adolescentes, nomeados como jovens artistas: Anny Fereira, Andrey, Camilly, Du, Caique C., DJ Monstro, Elisa, El Lipy, Estephany, E 07, Favela, G.Estevam, Hariel, Kaue Artes, Mateus Oliveira, Marcos O, Marquinhos, Marketing, Mascarado, Mg Da Sp, MC GH da Capital, João Poeta, MC mw.Oficial, Michele, Santiago, Tereza, Thiago Henrique, Vitória, Wendy e Xico.

Suas vivências foram transformadas em arte e expostas coletivamente desde dezembro do ano passado. Já em sua última semana de exibição, até o dia 30 de janeiro é possível visitar a mostra no CASA Feminino Parada de Taipas, na zona oeste de São Paulo.

O projeto tem autoria e direção geral de Daniela Machado – que, em sua adolescência, cumpriu medida na Fundação CASA, na época chamada de Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (Febem/SP) -, direção executiva de Carla Plascak e curadoria de Guilherme Teixeira e Carollina Lauriano. No domingo, 30, das 11h30 às 15h00, ambos os curadores conduzem uma visita guiada pela mostra. Terminado o período de visitas, há planos para que a exposição e sua trajetória sejam documentados em uma publicação que contará com os trabalhos mostrados, imagens e textos dos artistas e jovens participantes.

Além de terem sido estimulados a fazer arte, como parte das atividades pedagógicas do projeto os jovens realizaram visitas à exposição Enciclopédia Negra, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, e à exposição Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros, no Instituto Moreira Salles.

Marcando o fim do Expresso, os adolescentes e os artistas envolvidos realizaram uma série de diálogos, num ciclo de quatro encontros, em que tiveram trocas sobre suas experiências no decorrer do projeto.

Serviço: Casa Feminino Parada de Taipas. Rua Ilha da Juventude, 470-516, Jaraguá. Até domingo (30/01), das 11h às 16h. Visitação gratuita. Mais informações pelo site fundacaocasa.sp.gov.br ou e-mail: expresso@associacaoasp.com

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome