"Tumulto", obra de Lucia Koch. Foto: Divulgação

A nova exposição da artista Lucia Koch, apresentada na galeria Nara Roesler, em São Paulo, tem seu título composto pelos nomes de duas grandes instalações presentes na mostra: Tumulto e Turbilhão. No salão principal da galeria, Tumulto é um cruzamento de cortinas diagonais que recortam o espaço, gerando um acúmulo de camadas semitransparentes. Como explica o texto de divulgação da mostra, “parte destas cortinas-filtros parece atravessar as paredes, continuando para além das salas de exposição”.

Turbilhão, por sua vez, aparece como um tipo de contraponto à primeira obra. O trabalho apresenta-se como uma espécie de anti-vitrine, com a abertura da grande janela de vidro do espaço expositivo preenchida inteiramente por uma treliça vermelha. “Nela é instalado um grande círculo (recortado da mesma treliça) que se move vagarosamente com a ajuda de um motor, criando assim um efeito moiré, que pode ser visto tanto de dentro, como de fora da galeria”, diz o texto.

Em outros trabalhos expostos, a mostra levanta também discussões sobre o trabalho artístico feito em colaboração. Trabalho Noturno, criado coletivamente, ecoa a experiência de A Longa Noite, instaurada por Lucia Koch no Sesc Pompeia em 2018. Tramatura, apresentada na data de abertura da exposição, é uma performance criada pela Coletiva Balaiada Qualira, formada pelas artistas Eliara Lua, Flora Maria, Ana Musidora e Jo dos Santos. O grupo apresenta também a videoperformance Eclipse, feita junto com Aline Belfort.

Tumulto, Turbilhão
Galeria Nara Roesler – Avenida Europa, 655, Jardim Europa, São Paulo
Até 19 de outubro

 

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome