Uma pintura em miniatura ilustrando uma cena do "Gita Govinda". Crédito: Reprodução Museu de Arte de Cleveland.
Uma pintura em miniatura ilustrando uma cena do "Gita Govinda". Crédito: Reprodução Museu de Arte de Cleveland.

Em formato de enciclopédia, a plataforma em inglês reúne milhares de artigos sobre artistas, movimentos, disciplinas, técnicas e outros tópicos da história artística da Índia. A iniciativa vem de um time de 20 pesquisadores do Museu de Arte e Fotografia de Bangalor. “Antes disso, as pessoas obtinham informações sobre arte indiana de instituições ocidentais ou do mercado ou de acadêmicos muito especializados que escrevem livros que a maioria das pessoas não consegue entender”, Nathan Gaskell (que atua como diretor do braço educacional da instituição, MAP Academy) disse ao jornal New York Times. Gaskell ressalta eles se concentraram não apenas na precisão factual, mas também na linguagem, para que não fosse excludente, mas sim clara e concisa.

Segundo o pesquisador, outro estímulo para iniciar o projeto foi a falta de público frequentador de museus e a ausência de interesse geral pela disciplina de história da arte na Índia. “Mesmo no nível de graduação, quase não há cursos”, disse Gaskell ao portal Hyperallergic, acrescentando que, apesar de cerca de 1.600 escolas de arte no país, poucas oferecem história da arte. A equipe liderada por Gaskell redigiu cada uma das cerca de 2.000 entradas da enciclopédia nos últimos três anos, após os quais seu trabalho foi revisado por um painel de acadêmicos. A maior parte do conteúdo da plataforma atualmente se concentra na arte da Índia, mas o recurso será expandido para incluir “histórias mais amplas do sul da Ásia”, afirmou.

Há também a preocupação com a ligação entre a história da arte – segundo moldes ocidentais – e colonização. Gaskell revelou à CNN que a equipe de pesquisa esperava corrigir os vários preconceitos que existem na literatura artística histórica; o que teria afetado tanto a forma como as entradas são escritas quanto o que foi incluído em primeiro lugar. “Os preconceitos das instituições ocidentais são que eles olharam apenas para certas coisas e negligenciaram muitas obras de arte regionais”, disse o autor do livro Photography in India: A Visual History From the 1850s to the Present. “Ao incluir coisas regionais estamos imediatamente começando a resolver isso.”

Para acessar a plataforma clique aqui.


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