O edifício do Parque Lage. Foto: Ana Lauriano/Flickr
O edifício do Parque Lage. Foto: Ana Lauriano/Flickr

Nesta segunda-feira, dia 19 de abril, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage lançou o edital para a terceira edição do seu programa de formação gratuita. Os interessados podem se candidatar, até o dia 2 de maio, para dois cursos, cada um com 15 vagas e duração de oito meses. Pela primeira vez, os alunos contarão com uma bolsa mensal de permanência no valor de R$ 300.

O primeiro curso é voltado a pessoas interessadas em conhecer ou se aproximar do campo da arte, sem necessidade de experiência prévia. Nele, o programa será dividido em quatro módulos, com orientação e acompanhamento pedagógico de Camilla Rocha Campos e Natália Nichols, e terminará com a realização de um projeto coletivo. Já o segundo é voltado a artistas que já tenham trabalhos em desenvolvimento. Neste, a seleção será feita a partir da análise de portfólio dos interessados, que também devem preencher o formulário disponibilizado no edital. Ao final do curso, sob a orientação da professora Clarissa Diniz e do curador Ulisses Carrilho, os alunos realizarão um projeto de exposição como trabalho de conclusão.

Carrilho revela que os programas do EAV Parque Lage partem de “um anseio de pensar alternativas a uma ideia fixa de grade curricular… Pensar o quão adaptável pode ser esse currículo e quanto o sistema artístico, em franca transformação, está disponível para novos sujeitos e novas formas que os artistas cotidianamente inventam para o mundo”.

“Com nossos programas gratuitos de formação, queremos contribuir para ampliar o acesso ao campo da arte e da cultura, a partir de novos olhares, vivências e posturas”, destaca Yole Mendonça, diretora da EAV Parque Lage.

O currículo da edição 2021 dos programas foi elaborado levando em consideração as restrições sanitárias impostas pela pandemia, com aulas e práticas desenvolvidas para os meios virtuais.

Saiba mais no site do EAV Parque Lage. Acesse este link.
Leia também entrevista com Yole Mendonça, clique aqui.

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome