Messages for the city Times Square
Carrie Mae Weems. Foto: Divulgação

O projeto Messages for the City (Mensagens para a cidade, em tradução livre) deu largada em cinco distritos de Nova York no dia 17 de abril e ganhou sua segunda rodada no último dia 15 de maio. O projeto – conduzido em conjunto pelo Times Square Arts, o Museu Poster House, a Print Magazine e o coletivo For Freedoms – quer trazer, através da arte, anúncios de serviço público e mensagens de agradecimento e homenagem aos trabalhadores da cidade que não podem ficar em casa. São aproximadamente 30 artistas e designers, consolidados e iniciantes, que criaram obras para serem exibidas por um dos lugares mais emblemáticos do mundo.

Integram a iniciativa*:

Pelo For Freedoms: Paula Crown, Nekisha Durrett, Alixa Garcia, G.O.N.G., Jenny Holzer, Christine Sun Kim, Kameelah Janan Rasheed, Pedro Reyes, Duke Riley, Xaviera Simmons, Carrie Mae Weems, Christine Wong Yap.

Pela Poster House e PRINT Magazine: Ola Baldych, Seymour Chwast, Pablo Delcan, Matt Dorfman, Milton Glaser, Jessica Hische, Joe Hollier, Mirko Ilić, Maira KalmanJohn KudosRoss MacDonald, Bobby Martin and Jennifer Kinon, Richard McGuirePablo MedinaDebbie Millman, Emily Oberman and Lorenzo Fanton, Gemma O’Brien, Edel Rodriguez, Paul Sahre, Paula Scher and Jeff CloseStrick&WilliamsKlaas VerplanckeZipeng Zhu.

Para a organização do Messages, “embora as imagens de uma Times Square vazia tenham se tornado emblemáticas de quão rapidamente a vida pública mudou em meio à crise global, as ruas da cidade não estão de fato vazias”. O texto afirma ainda que “centenas de milhares de nova-iorquinos vão trabalhar todos os dias para sustentar a cidade, desde profissionais de saúde, trabalhadores da cidade, funcionários de saneamento, funcionários de mercearias e bodegas, entregadores e muito mais.”

Messages for the city Times Square
Pablo Delcan. Foto: Divulgação.
Messages for the city Times Square
Duke Riley. Foto: Divulgação.

Cada obra fica em exibição nos telões digitais por 15 minutos, continuamente ao longo de todo o dia. Várias empresas doaram espaço publicitário em seus outdoors na Times Square para o projeto. As peças também aparecerão nas telas de asilos, clínicas de saúde e bancos de alimento, graças à organização F.Y.eye.

Além da campanha com os outdoors, o Messages for the City incluiu em seu desenvolvimento uma pintura em edição limitada feita pelo artista mexicano Pedro Reyes, cuja venda tinha como objetivo beneficiar a Coalizão de Imigração de Nova Iorque. A organização de defesa de direitos representa mais de 200 grupos de imigrantes e refugiados na metrópole. Em pouco tempo as edições já se esgotaram.

Pedro Reyes. Foto: Divulgação.

*Clique nos links para ser direcionado a uma mini bio de cada artista.

Leia  também: No Brasil, artistas e designers se unem para campanha de ação social, acesse neste link.

 


Cadastre-se na nossa newsletter

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome