Ano Novo Lunar. Pintura em madeira feita por Feng Qingju. A obra adota técnicas da xilogravura e da pintura manual. A temática da criança segurando a carpa transmite desejos de boa fortuna, felicidade e uma longa vida. Foto: coleção da China Intangible Heritage Industry Alliance / Google Arts & Culture.
Pintura em madeira feita por Feng Qingju. A obra adota técnicas da xilogravura e da pintura manual. A temática da criança segurando a carpa transmite desejos de boa fortuna, felicidade e uma longa vida. Foto: coleção da China Intangible Heritage Industry Alliance / Google Arts & Culture.

Embora muitas nações ocidentais se refiram ao feriado do Ano Novo Lunar como Ano Novo Chinês, ele é celebrado não apenas nas comunidades chinesas espalhadas pelo mundo, mas em outras nações asiáticas como Vietnã e Coreia do Sul. Este ano, a ocasião começa no dia 12 e termina em 26 de fevereiro.

É de costume nos países que festejam o Ano Novo Lunar oferecer de três a sete dias de feriado, embora as celebrações não sejam concluídas até o 15º dia do primeiro mês lunar, também conhecido como Festival das Lanternas. Antes disso, o terceiro dia, chamado de Chi Kou, é uma data destinada à visitação de templos; em tempos não pandêmicos, amigos e família se reúnem durante as festividades, exceto no Chi Kou, pois acredita-se que as discussões são mais prováveis de acontecer neste dia.

Ren Yude, recorte de tigre da coleção da China Intangible Heritage Industry Alliance. Foto Google Arts and Culture.
Ren Yude, recorte de tigre da coleção da China Intangible Heritage Industry Alliance. Foto Google Arts and Culture.

Talvez você tenha ouvido falar sobre o calendário zodíaco chinês e a atribuição de um animal deste zodíaco para cada ano, mas, na verdade, é um pouco mais complexo do que isso: um ano não é classificado apenas por seu animal do zodíaco, há também um ciclo sexagenário composto por uma combinação de um dos 10 ramos celestiais e um dos 12 ramos terrestres. De acordo com o ciclo, por exemplo, 12 de fevereiro de 2021 marca o início do ano xin chou, em que “Xin” representa a haste celestial para o metal, enquanto “chou” é o símbolo do ramo terreno para o boi, tornando-o o Ano do Boi de Metal.

“O boi, na cultura chinesa, é um signo trabalhador do zodíaco. Geralmente significa movimentos, então, esperançosamente, o mundo ficará menos estático do que no ano passado e voltará a se mover na segunda metade do ano.”, explica a mestre de feng shui Thierry Chow à CNN.

Ano Novo Lunar. Cabeça de um fantoche que simboliza o "Espirito do Sapo", feito por Xu Zhuchu. Foto: coleção da China Intangible Heritage Industry Alliance / Google Arts & Culture.
Cabeça de um fantoche que simboliza o “Espirito do Sapo”, feito por Xu Zhuchu. Foto: coleção da China Intangible Heritage Industry Alliance / Google Arts & Culture.

Em Arts of the New Moon: Lunar New Year with arts and crafts from East Asia, na plataforma Arts & Culture do Google, é possível conferir algumas mostras temáticas com o Ano Novo Lunar. Do significado dos envelopes vermelhos da sorte até a arte dos recortes de papel do condado de Wei; dos fantoches de Zhangzhou até as pinturas tradicionais em madeira e a representação do zodíaco chinês na arte. Para acessar as mostras da plataforma clique aqui.

Inscreva-se em nossa newsletter

   

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome