Page 24 - artebrasileiros-66
P. 24
GUERRA CULTURAL HISTÓRIA
* Sobre os direitos autorais referentes a esta publicação extraídos de:
Um diálogo entre Einstein e Freud: por que a guerra?/ apresentação de Deisy de
Freitas Lima Ventura, Ricardo Antônio Silva Seitenfus – Santa Maria: fadisma, 2005.
fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria
Sobre os direitos autorais referentes a esta publicação:
Os textos de Einstein e Freud são de domínio público.
Com base nas traduções brasileiras (Obras Completas de Sigmund Freud, edição
Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1976. v. xxii) e francesa (david, Christophe.
Einstein e Freud. Pour quoi la guerre? Paris: Payot & Rivages, 2005).
* Imagens
Estas imagens são reproduções fotográficas das obras que, atualmente estão expostas na mostra
Tempos Fraturados no Museu de Arte Contemporanea de São Paulo, MAC-USP
1 e 2 – Renato Guttuso, “Deus conosco”: Vinte e quatro pranchas pb e coloridas de Renato Guttuso,
1945, offset em cores sobre papel, 24,8 cm x 34,2 cm x 0,8 cm, Doação Ana Gonçalves Magalhães,
3 – Emiliano Di Cavalcanti, Nazismo, plutocracia, opressão , 1944, nanquim sobre papel,
34,4 cm x 24,8 cm, Doação Museu de Arte Moderna de São Paulo.
4 – Emiliano Di Cavalcanti, Dança do Capital com a Morte (Charge) , 1950, nanquim sobre papel, 34
cm x 25,2 cm. Doação Museu de Arte Moderna de São Paulo.
5 – Antonio Dias, Fumaça do prisioneiro , 1964,
óleo e látex sobre madeira, 120,6 cm x 93,3 cm x 6,8 cm,
Aquisição MAC USP.
24